sicnot

Perfil

Desporto

Platini "feliz" com a forma como começou audição no Comité de Recurso da FIFA

O francês Michel Platini revelou-se esta segunda-feira "feliz" pela forma como decorreram as oito horas e meia de audiência perante o Comité de Recurso da FIFA, na sequência dos oito anos de suspensão de funções desportivas com que foi punido.

© Arnd Wiegmann / Reuters

"Foi uma boa audição, bem conduzida por pessoas sinceras e estou feliz com a maneira como decorreu. Agora vamos ver como vai ser", disse o suspenso presidente da UEFA.

Antes da audição, na sequência do recurso que apresentou à sua suspensão decretada a 21 de dezembro, acusado de "abuso de posição" e "conflito de interesses", disse que pretende "lutar contra uma injustiça".

Platini apresentou o presidente da organização do Euro2016, o também francês Jacques Lambert, e o presidente da federação espanhola e 'vice' da UEFA, Angel Maria Villar, como testemunhas do suposto contrato oral firmado com Joseph Blatter, responsável máximo da FIFA.

Platini e Blatter, presidentes das duas maiores instituições internacionais de futebol, foram suspensos pelo Comité de Ética da FIFA durante oito anos devido a um controverso pagamento, considerado ilegal, de 1,8 milhões de euros em 2011 por alegado trabalho de consultadoria realizado pelo francês nove anos antes, em 2002.

O pagamento em 2011 por serviços prestados em 2002 foi efetuado com base num contrato verbal, de acordo com Platini, um tipo de compromisso aceite na Suíça.

Hoje, a Comissão de Recurso da FIFA começou a analisar o recurso interposto por Michel Platini, que devido a esta suspensão se retirou da corrida à presidência da FIFA, devendo debruçar-se na terça-feira sobre o recurso apresentado por Joseph Blatter.

Lusa

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Depois do Fogo
    23:30
  • "A culpa morre sozinha?"
    0:41

    Opinião

    Luís Marques Mendes não acredita que o Ministério Público não formule uma acusação de homicídio por negligência e que não haja demissões na sequência do incêndio de Pedrógão Grande. O comentador da SIC debateu o tema este domingo no Jornal da Noite da SIC.

    Luís Marques Mendes

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.