sicnot

Perfil

Desporto

Beckenbauer repreendido e multado por não colaborar com investigação da FIFA

O Comité de Ética da FIFA puniu hoje o dirigente desportivo alemão Franz Beckenbauer com uma repreensão e multa no valor sete mil francos suíços (cerca de 6.300 euros) por não ter colaborado numa investigação.

Em junho de 2014, o antigo capitão da seleção da Alemanha, foi suspenso por 90 dias de qualquer atividade relacionada com o futebol pela FIFA.

Em junho de 2014, o antigo capitão da seleção da Alemanha, foi suspenso por 90 dias de qualquer atividade relacionada com o futebol pela FIFA.

© Kim Hong-Ji / Reuters

A punição surge na sequência de uma investigação em torno de ofertas alegadamente irregulares aquando da atribuição dos Mundiais de 2018, à Rússia, e 2022, ao Qatar, sobre as quais o o antigo jogador deveria pronunciar-se e não o fez, apesar dos vários pedidos nesse sentido.

Segundo a nota da FIFA, tornada pública na sua página oficial, Beckenbauer "falhou na colaboração" com os investigadores do Comité de Ética, nomeadamente quanto aos pedidos de informação que lhe foram enviados por escrito e para a marcação de uma audiência presencial.

"Beckenbauer não teve um comportamento de acordo com as regras gerais de conduta aplicáveis aos responsáveis do futebol no contexto das investigações, em violação do código de ética da FIFA", refere o comunicado.

Em junho de 2014, o antigo capitão da seleção da Alemanha, foi suspenso por 90 dias de qualquer atividade relacionada com o futebol pela FIFA, por se ter recusado a prestar declarações no mesmo inquérito, sobre a votação para o Mundial2022 do Qatar.

Lusa

  • O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
    1:48
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

    Mundo

    Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

    SIC

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC

  • Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

    Mundo

    O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".

    SIC