sicnot

Perfil

Desporto

Beckenbauer repreendido e multado por não colaborar com investigação da FIFA

O Comité de Ética da FIFA puniu hoje o dirigente desportivo alemão Franz Beckenbauer com uma repreensão e multa no valor sete mil francos suíços (cerca de 6.300 euros) por não ter colaborado numa investigação.

Em junho de 2014, o antigo capitão da seleção da Alemanha, foi suspenso por 90 dias de qualquer atividade relacionada com o futebol pela FIFA.

Em junho de 2014, o antigo capitão da seleção da Alemanha, foi suspenso por 90 dias de qualquer atividade relacionada com o futebol pela FIFA.

© Kim Hong-Ji / Reuters

A punição surge na sequência de uma investigação em torno de ofertas alegadamente irregulares aquando da atribuição dos Mundiais de 2018, à Rússia, e 2022, ao Qatar, sobre as quais o o antigo jogador deveria pronunciar-se e não o fez, apesar dos vários pedidos nesse sentido.

Segundo a nota da FIFA, tornada pública na sua página oficial, Beckenbauer "falhou na colaboração" com os investigadores do Comité de Ética, nomeadamente quanto aos pedidos de informação que lhe foram enviados por escrito e para a marcação de uma audiência presencial.

"Beckenbauer não teve um comportamento de acordo com as regras gerais de conduta aplicáveis aos responsáveis do futebol no contexto das investigações, em violação do código de ética da FIFA", refere o comunicado.

Em junho de 2014, o antigo capitão da seleção da Alemanha, foi suspenso por 90 dias de qualquer atividade relacionada com o futebol pela FIFA, por se ter recusado a prestar declarações no mesmo inquérito, sobre a votação para o Mundial2022 do Qatar.

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.