sicnot

Perfil

Desporto

Benfica passou 11 das 12 eliminatórias que começaram com 1-0 em casa

O Benfica conseguiu o apuramento em 11 das 12 eliminatórias europeias de futebol que iniciou com um triunfo caseiro por 1-0, resultado com que hoje bateu o Zenit, na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões.

MANUEL DE ALMEIDA / Lusa

Na história europeia dos encarnados, iniciada em 1957/58, uma vitória pela margem mínima sem golos sofridos, na Luz, só não acabou em apuramento em 2004/05, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, face ao Anderlecht.

Um golo solitário do esloveno Zlatko Zahovic valeu uma vitória por 1-0 em Lisboa, mas, na segunda, mão, em Bruxelas, os belgas deram a volta, com um triunfo por 3-0.

Antes e depois desta eliminatória, o Benfica logrou sempre seguir em frente depois de vencer em casa, na primeira mão, por 1-0, a última em 2012/13, frente ao Bordéus, nos oitavos de final da Liga Europa.

O internacional espanhol Rodrigo selou o triunfo caseiro e, em França, a equipa então comandada por Jorge Jesus voltou a ganhar, por 3-2, com um bis do paraguaio Óscar Cardozo e um tento do central brasileiro Jardel.

Na primeira presença oitavos de final da Champions, em 2005/06, o Benfica também começou com uma vitória em casa por 1-0, selada pelo também central brasileiro Luisão, frente ao então campeão europeu em título Liverpool.

Em Anfield Road, na segunda mão, os comandados do holandês Ronald Koeman fizeram ainda melhor, vencendo por 2-0, com golões de Simão Sabrosa e do italiano Fabrizio Miccoli.

Os triunfos são mesmo maioritários após os triunfos caseiros por 1-0, já que, o Benfica venceu sete dos jogos fora das respetivas eliminatórias, somando ainda três empates e apenas duas derrotas, uma positiva, por 2-1.

Ontem, na Luz, o Benfica recebeu e bateu o Zenit por 1-0, graças a um tento do brasileiro Jonas, aos 90+1 minutos, e joga a segunda mão na Rússia a 09 de março.

Lusa

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.