sicnot

Perfil

Desporto

Genzebe Dibaba bate recorde do mundo da milha em pista coberta

A etíope Genzebe Dibaba bateu hoje em Estocolmo o recorde mundial da milha feminina em pista coberta, um dos mais antigos recordes da tabela, que durava há 26 anos.

© Damir Sagolj / Reuters

Genzebe Dibaba ganhou a corrida no meeting de Estocolmo, no Globe Arena, e cumpriu na perfeição o anunciado ataque ao recorde, já que foi creonometrada em 4.13,14 minutos, contra os 4.17,14 da romena Doina Melinte em 1990.

A marca de Genzebe Dibaba, que é atual recordista mundial de 1.500 metros, é em termos absolutos a segunda melhor de sempre, só sendo superada pelos 4.12,56 da russa Svetlana Masterkova, ao ar livre.

Este foi o segundo recorde mundial do dia no Globe Arena de Estocolmo, já que antes o djibutiano Ayanleh Souleiman triunfou nos 1.000 metros em 2.14,20, menos 76 centésimos que o anterior recorde, do dinamarquês Wilson Kipketer, em 2000.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC