sicnot

Perfil

Desporto

Paris, Roma, Los Angeles e Budapeste formalizam candidaturas aos Jogos Olímpicos de 2024

Paris, Roma, Los Angeles e Budapeste foram as cidades que apresentaram candidaturas dentro do prazo para os Jogos Olímpicos de 2024, anunciou hoje o Comité Olímpico Internacional.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alexander Demianchuk / Reuters

O presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, saudou a circunstância de as candidaturas hoje confirmadas estarem «plenamente em linha com a agenda olímpica 2020», que constitui um plano estratégico para o futuro do Movimento Olímpico, permitindo uma maior flexibilidade no processo de candidaturas.

«É assinalável como (as candidaturas) conseguiram incorporar o projeto olímpico no desenvolvimento integrado e a longo prazo das respetivas cidades, regiões e mesmo do país».

Apesar dos diferentes pontos de partida, há nas quatro candidaturas um claro foco no desenvolvimento sustentável, no herança e em particular na forma como as instalações vão ser usadas após os olímpicos, acrescentou.

As candidaturas submetidas à luz das novas regras são apresentadas em três fases, cabendo ao Comité Olímpico Internacional confirmar a passagem de cada uma delas à fase seguinte.

Grupos de trabalho irão agora proceder à análise das candidaturas quanto à sua visão global, conceito e estratégia e em junho deverão produzir um relatório de avaliação.

As fases subsequentes, durante as quais se fará a análise de aspetos jurídicos e financeiros, bem como da organização do evento e herança, deverão ficar concluídas a 7 de outubro e 3 de fevereiro de 2017.

O Comité Olímpico Internaional vai selecionar a cidade organizadora dos Jogos Olímpicos em setembro de 2017, num encontro no Peru.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.