sicnot

Perfil

Desporto

Paris, Roma, Los Angeles e Budapeste formalizam candidaturas aos Jogos Olímpicos de 2024

Paris, Roma, Los Angeles e Budapeste foram as cidades que apresentaram candidaturas dentro do prazo para os Jogos Olímpicos de 2024, anunciou hoje o Comité Olímpico Internacional.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alexander Demianchuk / Reuters

O presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, saudou a circunstância de as candidaturas hoje confirmadas estarem «plenamente em linha com a agenda olímpica 2020», que constitui um plano estratégico para o futuro do Movimento Olímpico, permitindo uma maior flexibilidade no processo de candidaturas.

«É assinalável como (as candidaturas) conseguiram incorporar o projeto olímpico no desenvolvimento integrado e a longo prazo das respetivas cidades, regiões e mesmo do país».

Apesar dos diferentes pontos de partida, há nas quatro candidaturas um claro foco no desenvolvimento sustentável, no herança e em particular na forma como as instalações vão ser usadas após os olímpicos, acrescentou.

As candidaturas submetidas à luz das novas regras são apresentadas em três fases, cabendo ao Comité Olímpico Internacional confirmar a passagem de cada uma delas à fase seguinte.

Grupos de trabalho irão agora proceder à análise das candidaturas quanto à sua visão global, conceito e estratégia e em junho deverão produzir um relatório de avaliação.

As fases subsequentes, durante as quais se fará a análise de aspetos jurídicos e financeiros, bem como da organização do evento e herança, deverão ficar concluídas a 7 de outubro e 3 de fevereiro de 2017.

O Comité Olímpico Internaional vai selecionar a cidade organizadora dos Jogos Olímpicos em setembro de 2017, num encontro no Peru.

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.