sicnot

Perfil

Desporto

Blatter "profundamente desapontado" anuncia recurso para o Tribunal do Desporto

O suíço Joseph Blatter anunciou hoje a intenção de recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da suspensão de toda a atividade ligada ao futebol, que lhe foi imposta pela FIFA, afirmando-se "profundamente desapontado".

Joseph Blatter.

Joseph Blatter.

Matthias Schrader

"Estou profundamente desapontado pela decisão da Comissão de Recurso da FIFA e irei recorrer para o TAS", anunciou o presidente demissionário da FIFA, em comunicado.

A FIFA confirmou hoje sanção a Joseph Blatter e ao francês Michel Platini, embora anunciando a redução de oito para seis anos das suspensões dos dois dirigentes, na sequência dos recursos apresentados por ambos na comissão de recurso da FIFA.

Líderes das duas maiores instituições internacionais de futebol, Blatter e Platini foram punidos devido a um controverso pagamento, considerado ilegal, de 1,8 milhões de euros em 2011 por alegado trabalho de consultadoria realizado pelo francês nove anos antes, em 2002.

Também Michel Platini anunciou hoje a intenção de recorrer para o TAS, considerando em comunicado que as acusações de que é objeto "não têm fundamento, são fabricadas e são surreais em face das explicações" que deu em recurso.

A FIFA elege na sexta-feira o nono presidente em 112 anos de história, entre cinco candidatos que se propõem reabilitar o organismo regulador do futebol mundial de um escândalo de corrupção sem precedentes.

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.

  • Mais de 20 milhões estão a morrer à fome em África

    Mundo

    África enfrenta a maior crise desde 1945, com mais de 20 milhões de pessoas a morrer de fome em três países, Sudão do Sul, Somália e Nigéria, disse esta quinta-feira um responsável do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27

    Mundo

    Estella Westrick tem apenas três anos, mas já conseguiu chegar aos jornais de todo o mundo, depois de "roubar" o chapéu do Papa. Durante uma visita da família na quarta-feira ao Vaticano, a criança - que não parece estar muito contente no vídeo - foi pegada ao colo por um dos funcionários do Vaticano, que a levou depois até ao Papa. Nesta altura, Estella aproveitou para tirar o solidéu episcopal, arrancando gargalhadas de toda a gente, especialmente do Papa Francisco.