sicnot

Perfil

Desporto

Tribunal Arbitral do Desporto rejeita recurso de Ali al Hussein

A instância de recurso do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) rejeitou hoje a adoção de medidas provisórias, incluindo o adiamento das eleições de sexta-feira para a presidência da FIFA, solicitadas pelo príncipe jordano Ali al Hussein.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Phil Noble / Reuters

A decisão foi anunciada hoje em comunicado do TAS.

Ali al Hussein, um dos cinco candidatos à sucessão de Josep Blatter, tinha inicialmente solicitado a utilização de cabines transparentes na votação, única forma, argumentou então, de "provar que cada votante está a seguir o seu coração e consciência e que não existem votos forçados, prevenindo que os votantes tirem fotos dos papéis para comprovar que seguiram instruções".

A pretensão foi rejeitada a 15 de fevereiro pelo TAS e, na segunda feira, Ali al Hussein interpôs um novo pedido com caráter de urgência para a instância de recurso do TAS, solicitando a suspensão pela FIFA do ato eleitoral e requerendo a nomeação de escrutinadores independentes para "garantir a integridade do processo e assegurar que a votação é levada a cabo com sigilo".

Os candidatos à presidência da entidade que tutela o futebol mundial são o antigo vice-secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Champagne, o secretário-geral da UEFA, o suíço Gianni Infantino, o empresário sul-africano Tokyo Sexwale, o príncipe jordano Ali bin al Hussein e o presidente da Confederação Asiática, xeque Salman Bin Ebrahim Al Khalifa.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC