sicnot

Perfil

Desporto

Jogador turco que expulsou árbitro punido com três jogos

O futebolista Salih Dursun, do clube turco Trabzonspor, foi hoje punido com três desafios de suspensão por ter tirado e exibido o cartão vermelho ao árbitro no desafio de domingo com o Galatasaray.

À direita, o futebolista Salih Dursun do clube turco Trabzonspor.

À direita, o futebolista Salih Dursun do clube turco Trabzonspor.

Czarek Sokolowski

Durante a segunda parte do encontro da 22.ª jornada da liga turca, o árbitro expulsou três jogadores do Trabzonspor -- o português José Bosingwa foi titular -, sendo que a terceira provocou uma reação do médio Salih Dursun, que tirou o cartão vermelho ao árbitro, após este expulsar o congolês Cavanda, e mostrou-lho, simbolizando a sua revolta.

Além dos três desafios, Dursun vai pagar uma multa de cerca de 4.000 euros por ter violado os direitos do árbitro, segundo explica a federação turca.

O Trabzonspor já tinha dois futebolistas expulsos quando o árbitro Deniz Ates Bitnel exibiu o cartão vermelho ao defesa belga Luis Cavanda, em penalti que daria o 2-1 para o Galatasaray, situação que motivou a reação singular de Salih Dursun.

Os media turcos foram muito críticos com a arbitragem, considerando que o cartão vermelho foi exibido a todo o futebol turco, com significativa queda de espetadores após o escândalo de 2011 sobre jogos arranjados, bem como revelando incapacidade de singrarem na Liga dos Campeões.

Mais do que sancionar o seu futebolista, o Trabzonspor já anunciou que vai imprimir t-shirts com a imagem do seu atleta a exibir o cartão vermelho ao árbitro.

Na sequência do mesmo incidente, Cavanda foi punido com dois jogos pelo seu papel no incidente, quanto Aykut Demir, que ameaçou o árbitro, foi castigado com três desafios.

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Luz ultravioleta converte dióxido de carbono em metano

    Mundo

    Investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, criaram nanopartículas (partículas microscópicas) que ajudam a converter o dióxido de carbono (gás poluente) em metano (combustível) usando apenas luz ultravioleta como fonte de energia.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira