sicnot

Perfil

Desporto

Mick Fanning vai competir a tempo parcial mas assegura presença em Jeffreys Bay

O australiano Mick Fanning, campeão do mundo de surf em 2007, 2009 e 2013, anunciou hoje que este ano vai competir a tempo parcial no circuito mundial, mas assegurou a presença na etapa sul-africana em Jeffreys Bay.

Dean Lewins/ AP

No ano passado, a 19 de julho, o australiano foi atacado por dois tubarões durante a final do J-Bay Open, sexta prova do circuito mundial, na África do Sul, mas não sofreu lesões graves.

As imagens de televisão mostram a aproximação de um tubarão por trás de Fanning, que se apercebeu da presença do predador e tentou afastar-se, mas acabou por ser derrubado da prancha.

As motas de água da organização dirigiram-se de imediato para o local e resgataram o australiano, de 35 anos, que meses depois viveu outro momento dramático com a morte do irmão mais velho, Peter.

"O ano passado foi muito intenso. O que aconteceu em Jeffreys Bay, estar na disputa do título e a morte do meu irmão. Cheguei a um ponto, no fim do ano, que me senti vazio", disse o surfista, admitindo que vai competir em Snapper Rocks e Bells Beach, na Austrália, nas duas primeiras etapas do circuito

Mick Fanning, que há 14 anos compete na elite mundial, garantiu ainda que quer voltar à África do Sul: "Quero voltar a J-Bay. Quero ter a certeza que enfrento esse risco. O principal desafio será surfar lá de novo".

O circuito mundial de surf vai passar por Peniche, entre 18 e 29 de outubro, na 10.ª de 11 etapas, com o Moche Rip Curl Pro Portugal, que Fanning venceu em 2009 e 2014.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.