sicnot

Perfil

Desporto

Justiça da FPF reenvia queixa do Sporting para Conselho de Disciplina

O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu anular parcialmente o acórdão do Conselho de Disciplina (CD) e obrigar aquele órgão à reapreciação da queixa apresentada pelo Sporting contra jogadores do Benfica por comportamento antidesportivo.

LUSA/ ARQUIVO

O acórdão divulgado hoje no sítio oficial da FPF na internet acolhe em parte o recurso do Sporting e considera nula a decisão do órgão disciplinar da FPF de arquivar a queixa do Sporting, com base em "insuficiência para a decisão da matéria de facto provada".

O órgão máximo na esfera da justiça federativa pretende que o CD reaprecie quatro situações - das nove apresentadas pelo Sporting - ocorridas no jogo disputado a 21 de novembro, da quarta eliminatória da Taça de Portugal, que os 'leões' venceram por 2-1, após prolongamento.

Em causa estão um pontapé na bola de Eliseu contra João Pereira e outro lance entre o defesa lateral benfiquista e João Mário, uma alegada tentativa de Jardel a Adrien e um empurrão do central 'encarnado' a Raul José, adjunto do treinador do Sporting, Jorge Jesus.

O CD, que decidiu arquivar a queixa do clube de Alvalade depois de ouvir o árbitro do jogo, Jorge Sousa, poderá agora utilizar as imagens televisivas como meio de prova, antes de se decidir por novo arquivamento ou pela abertura de um processo disciplinar.

Para o CJ, o órgão disciplinar entendeu "erroneamente" que Jorge Sousa foi inequívoco ao pronunciar-se pela "inexistência de infrações imputadas aos jogadores do Benfica" e que "incorreu no vício de não averiguar, como devia, da sua eventual verificação".

As acusações 'leoninas' surgiram em resposta à queixa do Benfica contra o Slimani, por alegada agressão a Samaris, no mesmo jogo, que levou o CD a instaurar um inquérito ao avançado do Sporting.

Enquanto o processo sobre Slimani está em fase avançada de resolução, a conclusão de um eventual processo disciplinar a Eliseu e Jardel dificilmente acontecerá antes do dérbi lisboeta entre os dois clubes, da 25.ª jornada da I Liga, marcado para 5 de março.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.