sicnot

Perfil

Desporto

Justiça da FPF reenvia queixa do Sporting para Conselho de Disciplina

O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu anular parcialmente o acórdão do Conselho de Disciplina (CD) e obrigar aquele órgão à reapreciação da queixa apresentada pelo Sporting contra jogadores do Benfica por comportamento antidesportivo.

LUSA/ ARQUIVO

O acórdão divulgado hoje no sítio oficial da FPF na internet acolhe em parte o recurso do Sporting e considera nula a decisão do órgão disciplinar da FPF de arquivar a queixa do Sporting, com base em "insuficiência para a decisão da matéria de facto provada".

O órgão máximo na esfera da justiça federativa pretende que o CD reaprecie quatro situações - das nove apresentadas pelo Sporting - ocorridas no jogo disputado a 21 de novembro, da quarta eliminatória da Taça de Portugal, que os 'leões' venceram por 2-1, após prolongamento.

Em causa estão um pontapé na bola de Eliseu contra João Pereira e outro lance entre o defesa lateral benfiquista e João Mário, uma alegada tentativa de Jardel a Adrien e um empurrão do central 'encarnado' a Raul José, adjunto do treinador do Sporting, Jorge Jesus.

O CD, que decidiu arquivar a queixa do clube de Alvalade depois de ouvir o árbitro do jogo, Jorge Sousa, poderá agora utilizar as imagens televisivas como meio de prova, antes de se decidir por novo arquivamento ou pela abertura de um processo disciplinar.

Para o CJ, o órgão disciplinar entendeu "erroneamente" que Jorge Sousa foi inequívoco ao pronunciar-se pela "inexistência de infrações imputadas aos jogadores do Benfica" e que "incorreu no vício de não averiguar, como devia, da sua eventual verificação".

As acusações 'leoninas' surgiram em resposta à queixa do Benfica contra o Slimani, por alegada agressão a Samaris, no mesmo jogo, que levou o CD a instaurar um inquérito ao avançado do Sporting.

Enquanto o processo sobre Slimani está em fase avançada de resolução, a conclusão de um eventual processo disciplinar a Eliseu e Jardel dificilmente acontecerá antes do dérbi lisboeta entre os dois clubes, da 25.ª jornada da I Liga, marcado para 5 de março.

Lusa

  • "O bom senso obriga a acordo para a estabilização do sistema financeiro"
    2:06

    Economia

    O Presidente da República disse esta quarta-feira que "o bom senso obriga a que todos estejam de acordo para a estabilização do sistema financeiro". Num aparente recado a Passos Coelho, Marcelo apelou a um consenso de regime e avisou que "não há prazer tático que justifique o desgaste" provocado pelas divisões atuais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.