sicnot

Perfil

Desporto

Bruno de Carvalho quer uma academia do Sporting em cada ilha de Cabo Verde

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, traçou hoje como objetivo para Cabo Verde a abertura, "com a maior rapidez possível", de uma academia dos 'leões' em cada ilha do arquipélago africano.

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting.

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting.

Andr\303\251 Kosters

"Aquilo que queremos fazer, com a maior rapidez possível, é ter uma escola em cada uma das ilhas de Cabo Verde. Queremos ser um elemento que ajude, por intermédio do Sporting Clube da Praia, esta vontade e investimento muito grandes que Cabo Verde tem feito na sua formação", garantiu Bruno de Carvalho.

O presidente leonino falava na cidade da Praia após inaugurar o primeiro polo das Academias do Sporting em Cabo Verde e de assinar um protocolo com o Sporting da Praia.

Segundo o dirigente, o protocolo abrange tudo aquilo que tem a ver com o universo do futebol, nomeadamente formação de treinadores, de dirigentes, medicina desportiva, marketing, e também outros desportos como atletismo e andebol.

"tudo aquilo que tem a ver com o negócio futebol, estamos aqui como parceiro, quer por intermédio do Sporting da Praia, quer da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF)", disse Bruno de Carvalho, que quer ainda colaborar com o Governo e com os municípios.

"O Sporting de Portugal vai ter em Cabo Verde um interlocutor por excelência, que é o Sporting da Praia, que é a nossa filial há 92 anos, e aquilo que vamos fazer é ajudar no desenvolvimento do desporto, começando e dando este passo hoje a nível do futebol", prosseguiu.

Além da cidade da Praia, a academia do Sporting terá já outro polo na ilha de São Vicente.

Questionado sobre se o protocolo contempla apoio financeiro, Bruno de Carvalho disse é muito mais importante "será desenvolver o futebol em Cabo Verde (...) do que fazer mensuração em dinheiro", ressalvou.

Bruno de Carvalho sublinhou a dimensão o clube de Alvalade, "que tem filiais em todo o mundo há mais de 90 anos", adiantando que o Sporting "quer ter a vocação de estar perto, de estar presente e de participar naquilo que é o ADN do clube: a formação".

"Visto sermos o clube mais eclético do mundo, com 35 modalidades, mais nove adaptadas, podermos também contribuir para o desenvolvimento do desporto em termos gerais", sustentou, dizendo que, além de expandir a marca, o Sporting quer desenvolver o desporto.

O presidente do Sporting não descarta também a possibilidade de jogadores cabo-verdianos virem a atuar no clube e lembrou que o clube já teve e tem vários atletas cabo-verdianos e de origem, como o Gelson Martins, Ruben Semedo, Heldon ou Nani.

"Não tenho dúvida nenhuma de que, trabalhando com rigor, o Sporting não fornece apenas a sua marca, o seu logo ou estar presente. Cada academia tem intervenção direta do Sporting, que, com o talento que há em Cabo Verde, mais cedo ou mais tarde haverá mais jogadores de Cabo Verde a jogar em Portugal e no Sporting", disse.

Depois de assinar o protocolo numa sala cheia de dirigentes, jogadores e treinadores, Bruno de Carvalho assistiu a um treino da Academia Sporting, que por agora vai funcionar nos centros de Estádio da FCF, na Praia e no Mindelo, ilha de São Vicente.

O presidente leonino cumpre hoje o segundo de três dias de visita a Cabo Verde. Amanhã, além de visitas oficiais, inaugura uma rua e um largo do Sporting na cidade da Praia.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.