sicnot

Perfil

Desporto

Aprovado a título experimental recurso a imagens vídeo no futebol

O International Board (IFAB) , entidade que regula as leis no futebol, aprovou hoje, a título experimental, o recurso às imagens vídeo nas arbitragens dos jogos.

© Wolfgang Rattay / Reuters

O período experimental decorrerá durante os próximos dois anos, "o mais tardar na época 2017/2018", para, segundo o comunicado do IFAB, "identificar as vantagens, desvantagens e os piores cenários".

Após o aval à tecnologia de linha de golo, em 2012, o 'guardião' das leis do futebol voltou a abrir as portas a outras tecnologias para auxílio do trabalho dos árbitros.

O período experimental servirá para "identificar vantagens, desvantagens e os piores cenários", observou a FIFA, considerando a decisão "um marco histórico".

Durante o período de testes, os árbitros podem pedir imagens vídeo para ajudar na determinação de quatro tipos de momentos importantes do jogo: golos marcados, cartões vermelhos, penaltis e identidades trocadas.

Ainda durante esta fase, um árbitro assistente que estará encarregue do visionamento das imagens pode revê-las a pedido ou tomar a iniciativa de comunicar ao árbitro um incidente que pode ter escapado à equipa de arbitragem.

"Tomámos uma decisão verdadeiramente histórica para o futebol", disse, em conferência de imprensa, o novo presidente da FIFA, Gianni Infantino.

"A FIFA e a IFAB estão agora a liderar o debate e não a obstaculizá-lo. Mostrámos que ouvimos os adeptos, os jogadores, o futebol", afirmou, acrescentando que, "apesar das cautelas" necessárias à introdução de novas tecnologias do futebol, "é preciso estar aberto a tomar medidas concretas".

Gianni Infantino expressou no passado preocupação com a possibilidade de o recurso às imagens vídeo poder afetar a dinâmica do jogo.

A decisão de introduzir a tecnologia vídeo surge na sequência da introdução da tecnologia da linha de golo, usada pela FIFA no Campeonato do Mundo de 2014 e usada pela UEFA na Liga dos Campeões e na Liga Europa, bem como no Euro2016.

Várias federações de futebol, como a portuguesa, já expressaram apoio à introdução da tecnologia vídeo e a Federação Holandesa (KNVB) já levou a cabo testes à exequibilidade do recurso às imagens para ajudar a equipa de arbitragem.

A IFAB anunciou ainda a reformulação da legislação aplicável ao "triplo castigo", em que há simultaneamente expulsão, grande penalidade e castigo aplicado ao jogador faltoso.

Os jogadores serão advertidos ao invés de expulsos, exceto em casos tipificados, como a conduta violenta ou a manifesta ausência de intenção de jogar a bola.

O International Board aprovou ainda a realização de experiências relativas ao recurso a uma quarta substituição em caso de prolongamento, sem que tenha sido decidido em que competição os testes vão ser levados a cabo.

  • FPF e Liga apoiam testes de recurso a imagens vídeo nas arbitragens

    Desporto

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manifestou hoje apoio "sem reservas" à decisão do International Board (IFAB) de aprovar, a título experimental, o recurso às imagens vídeo nas arbitragens dos jogos. Também a Liga Portuguesa de Futebol Profissional considerou "um passo importante na introdução de novas tecnologias".

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.