sicnot

Perfil

Desporto

FPF e Liga apoiam testes de recurso a imagens vídeo nas arbitragens

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manifestou hoje apoio "sem reservas" à decisão do International Board (IFAB) de aprovar, a título experimental, o recurso às imagens vídeo nas arbitragens dos jogos. Também a Liga Portuguesa de Futebol Profissional considerou "um passo importante na introdução de novas tecnologias".

Alessandra Tarantino

"A FPF aplaude e apoia sem reservas a decisão do International Board de permitir os testes para a introdução do vídeo-árbitro. É conhecido o trabalho da Federação Portuguesa de Futebol para que esta decisão pudesse ser tomada este sábado em Cardiff", pode ler-se em mensagem do presidente da FPF, Fernado Gomes.

O International Board (IFAB) , entidade que regula as leis no futebol, aprovou hoje, a título experimental, o recurso às imagens vídeo nas arbitragens dos jogos.

O período experimental decorrerá durante os próximos dois anos, "o mais tardar na época 2017/2018", para, segundo o comunicado do IFAB, "identificar as vantagens, desvantagens e os piores cenários".

Após o aval à tecnologia de linha de golo, em 2012, o 'guardião' das leis do futebol voltou a abrir as portas a outras tecnologias para auxílio do trabalho dos árbitros.

"A FPF apoia todas as decisões que auxiliem o futebol, como é o caso. No campo da arbitragem, é conhecido o nosso esforço no sentido de dotar as equipas de arbitragem dos melhores meios disponíveis. O árbitro é um elemento central do jogo e todos os mecanismos que o auxiliem na tomada de decisão devem ser testados e analisados, sem receios e sem conservadorismos", apontou Fernando Gomes.

Liga saúda "passo importante"

"É mais um passo importante na introdução das novas tecnologias, caminho que sempre defendemos como forma de contribuir para a melhoria do jogo e da sua transparência", afirmou o presidente da LPFP, Pedro Proença, citado na página internet do organismo.

Pedro Proença acrescentou que a Liga esteve "desde a primeira hora na linha da frente" em defesa desta inovação, estando "totalmente disponível para participar" nos respetivos testes.

"A Liga já deu provas claras de estar envolvida no caminho da introdução das novas tecnologias no futebol e orgulha-se de ter sido pioneira, com a utilização da 'Goal Line Technology' [tecnologia da linha de golo] na final da Taça da Liga de maio de 2015 e renova esse envolvimento com o vídeo-árbitro", concluiu Pedro Proença.

Lusa

  • Braga perde com Shakhtar e fica fora dos 16 avos de final da Liga Europa
    3:16
  • Ronaldo não está preocupado com repercussões de eventual fuga fiscal
    1:30

    Football Leaks

    Cristiano Ronaldo diz que quem não deve não teme. O avançado português não se mostra preocupado com as notícias que revelam que o jogador não terá declarado os rendimentos da publicidade ao fisco espanhol. Fontes do Ministério das Finanças do país vizinho confirmaram ao jornal El Mundo que o português está a ser investigado há ano e meio.

  • Dissolução da União Soviética aconteceu há 25 anos

    Mundo

    Assinalam-se esta quinta-feira 25 anos desde o fim do acordo que sustentava a União Soviética. A crise começou em 80, mas aprofundou-se nos anos 90 com a ascensão de movimentos nacionalistas em praticamente todas as repúblicas soviéticas.