sicnot

Perfil

Desporto

Gianni Infantino quer mais transparência na escolha dos Mundiais de futebol

O novo presidente da FIFA, Gianni Infantino, manifestou hoje a intenção de tornar mais transparente a seleção dos países organizadores dos próximos campeonatos do mundo de futebol.

© Hannah Mckay / Reuters

"Temos que fazer todos os possíveis para que se evite pensar o porquê de acontecerem coisas estranhas. O processo de eleição tem de ser transparente", ressalvou o suíço à cadeia televisiva BBC.

O líder da organização mundial de futebol, eleito em fevereiro, pretende apressar o processo de seleção dos anfitriões do Mundial de 2026, negando qualquer compromisso com a candidatura dos Estados Unidos.

"O processo de atribuição do Mundial de 2026 terá de ser correto. É um compromisso que pretendo cumprir, até porque é a credibilidade da FIFA que está em jogo".

A finalizar, o suíço mostrou total apoio às organizações de Rússia e Qatar para os mundiais de 2018 e 2022, recusando mudar os anfitriões dos próximos eventos depois das suspeições na atribuição dos votos.

"Houve muita especulação, mas nada de realmente concreto. Vamos concentrar-nos em trabalhar, de forma a ajudar a Rússia e o Qatar a alojar os melhores mundiais da história", completou.

Lusa

  • Dirigentes do GD Ribeirão acusados de auxílio à emigração ilegal
    1:34

    Desporto

    Oito dirigentes do Grupo Desportivo de Ribeirão, um clube de Vila Nova de Famalicão que fechou as portas em 2015, foram acusados pelo Ministério Público.Em causa, estão suspeitas de auxílio à emigração ilegal ou falsificação de documentos, relacionadas com transferências de jogadores estrangeiros em situação ilegal.

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16