sicnot

Perfil

Desporto

Agência Mundial Antidopagem consternada pela falha da Rússia em travar uso de doping

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) tornou pública hoje a sua consternação após a reportagem da televisão alemã ARD, em que é denunciada a continuidade de um sistema que estimula o doping no atletismo da Rússia.

1999 - É oficialmente fundada a Agência Mundial Antidopagem (AMA). Richard Pound é eleito presidente.

1999 - É oficialmente fundada a Agência Mundial Antidopagem (AMA). Richard Pound é eleito presidente.

© Lee Jae Won / Reuters

A agência refere que os seus dirigentes assistiram ao documentário e que estão "consternados pelas revelações", tratando de "um momento em que a confiança no desporto está muito delicada".

"Estas inquietantes afirmações fazem pouco para reforçar a confiança no sistema russo antidopagem quando os atletas limpos mais necessitam dele", afirma o presidente da AMA, o britânico Craig Reedie, na nota difundida.

Segundo o dirigente, "as acusações sugerem que, todavia, há muito trabalho para fazer na Rússia" e que a AMA vai necessitar de "cooperação plena e constante das autoridades russas para reverter os danos".

"Até que isso suceda, os atletas limpos não poderão confiar na existência de igualdade de condições", acrescenta.

Uma nova reportagem da Primeira Cadeia de Televisão Alemã (ARD) denunciou domingo a sobrevivência de um sistema no atletismo russo e que, segundo os autores do trabalho, torna difícil o levantamento da suspensão que pesa sobre aquele país, relativo à participação em competições internacionais.

Segundo o documentário, continuam a trabalhar treinadores suspensos pela Federação Internacional de Atletismo (IAFF) e que há permissividade do lado das autoridades desportivas locais relativamente aos atletas que usam substâncias ilegais.

A reportagem revela que Vladimir Mokhev, um dos treinadores suspensos, dirige atualmente um grupo de atletas na cidade de Gupkin, perto da fronteira ucraniana.

Pode ver-se ainda uma gravação em que o técnico Juri Gorejev oferece a um informador, que se lhe apresenta como atleta, algumas substâncias proibidas.

Num outro apontamento do documentário, uma atleta e a chefe da agência russa antidopagem, Julia Anzeliowitsch, combinam o melhor momento para entregar uma amostra num controlo, o que contraria os procedimentos que contemplam controlos sem aviso prévio.

A morte do ex-diretor da agência antidopagem russa, Nikita Kamayev, que escreveu um livro a denunciar o sistema de dopagem no seu país, que também ajudou a criar, é também aflorado na reportagem, nomeadamente os resultados da sua autópsia: "Oficialmente, foi paragem cardíaca, mas nem todos creem que foi uma morte natural".

Este trabalho jornalístico dá continuidade ao que denunciou o uso sistemático de doping no atletismo russo e que originou uma investigação da AMA, culminando com o impedimento dos atletas russos nas competições internacionais.

Essa suspensão estava dependente das reformas que os russos implementassem no sentido de abolir a utilização sistemática de substâncias proibidas.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07