sicnot

Perfil

Desporto

Capriati, antiga campeã de ténis, quer que Sharapova perca todos os títulos

A norte-americana Jennifer Capriati, antiga líder do ranking mundial de ténis e que abadonou o circuito em 2004, lançou duras críticas à russa Maria Sharapova, que acusou positivo num controlo antidoping realizado no último Open da Austrália.

MILES KENNEDY

Na sua conta oficial no Twitter, e sem se referir diretamente ao nome de Sharapova, Capriati defendeu que a russa "tem de ser despojada de todos os títulos que venceu".

"Qual é o interesse de alguém tomar um medicamento para o coração, que ajuda a recuperar mais rapidamente? A não ser que tenha um problema cardíaco", escreveu a antiga jogadora, que venceu três torneios do Grand Slam (dois Open da Austrália, em 2001 e 2002, e um Roland-Garros, em 2001).

Campeã olímpica nos Jogos Barcelona 92, Capriati foi detida em 1994 por posse de marijuana e aceitou integrar um programa de desintoxicação, motivando um dos maiores escândalos na altura no circuito feminino.

"Tive uma queda na minha carreira, mas nunca fiz batota. Nunca tive uma equipa de médicos paga a preço de ouro para encontrar forma de contornar os regulamentos", lembrou Capriati.

Sharapova, de 28 anos, revelou na segunda-feira que teve um controlo positivo a meldonium, uma substância que toma desde 2006 que se tornou proibida este ano, assumindo que não tinha visto a lista atualizada de produtos proibidos.

De acordo com a Federação Internacional de Ténis (ITF), a russa foi controlada a 26 de janeiro no Open da Austrália, num teste que revelou a presença dio produto proibido.

Segundo a ITF, por a substância estar entre as proíbidas pela Agência Mundial Antidopagem e pelo seu próprio programa antidoping, Maria Sharapova será suspensa preventivamente a partir de 12 de março, até que o caso esteja resolvido.

A russa, que venceu cinco torneios do Grand Slam, foi eliminada nos quartos de final do Open da Austrália, que se disputou no final de janeiro.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17