sicnot

Perfil

Desporto

Joseph Blatter tenta "limpar o nome" no Tribunal Arbitral do Desporto

Joseph Blatter deixou para segundo plano o 80º aniversário, que comemora na quinta-feira, pois a prioridade é "limpar o nome" perante o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).

© Hannibal Hanschke / Reuters

"Não se pode deixar as coisas como estão. A verdade deve ser dita e justiça feita para aqueles que a têm do seu lado", disse o ex-presidente da FIFA à agência suíça SID, adiantando que está "a preparar o recurso ao TAS da suspensão".

Após a deliberação do Tribunal Arbitral do Desporto, nos próximos meses, Blatter espera que a sua proibição de seis anos para todas as atividades ligadas ao futebol "seja levantada".

Terminado o seu mandato à frente da FIFA, cargo que ocupou durante 18 anos, o suíço foi substituído por Gianni Infantino.

Em outubro, Blatter e o presidente da UEFA, Michel Platini, foram suspensos dos seus cargos depois de provado ter havido um pagamento de 1,8 milhões de euros da FIFA a Platini.

"O futebol é muito importante para mim. Quando alguém passou 41 anos da sua vida no futebol, não pode simplesmente abandoná-lo", acrescentou Blatter, que espera que o processo que o liga a corrupção na FIFA esteja "resolvido em dois meses".

O suíço reiterou que não foi acusado "de ter feito algo errado com o dinheiro" e defendeu que irá "ver futebol e aceitar convites" que lhe sejam feitos logo que o seu nome esteja 'limpo'.

Depois de afastado das suas funções na FIFA, Blatter manifestou-se pronto para responder às perguntas da investigação judicial que está em curso na Suíça e Alemanha sobre a nomeação do país organizador do Mundial2006 e possíveis pagamentos ilícitos entre organismos.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.