sicnot

Perfil

Desporto

Serena Williams elogia coragem de Maria Sharapova em assumir caso de doping

Serena Williams, número um do ténis mundial, elogiou hoje a honestidade e a coragem de Maria Sharapova de tornar público o seu controlo antidoping positivo no Open da Austrália.

© Thomas Peter / Reuters

"A maioria das pessoas ficaram surpresas e em choque [...] mas, ao mesmo tempo, [...] contentes porque ela foi franca, muito honesta e demonstrou muita coragem ao admitir o que fez", defendeu a norte-americana, numa conferência de imprensa organizada à margem de um encontro de exibição contra a dinamarquesa Caroline Wozniacki, em Nova Iorque.

Serena Williams recordou que Sharapova, positivo por meldonium num controlo realizado precisamente no dia do seu encontro dos quartos de final com a número um mundial no Open da Austrália, sempre demonstrou coragem em tudo o que fez.

No entanto, a vencedora de 21 títulos de 'Grand Slam' escusou-se a tecer comentários sobre a coincidência da data do positivo. "Não sou a pessoa indicada para colocar essa questão", afiançou.

A 26 de janeiro, a norte-americana bateu Sharapova por 6-4 e 6-1.

A tenista, de 28 anos, revelou na segunda-feira que teve um controlo positivo por meldonium, uma substância inserida dentro das "Hormonas e moduladores metabólicos" e que passou a fazer parte da lista de substâncias proibidas desde 01 de janeiro, mas desculpou-se assumindo que não tinha visto a lista atualizada enviada pela Agência Mundial Antidopagem (AMA).

A Federação Internacional de Ténis (ITF) suspendeu provisoriamente a russa, número sete do ranking mundial e vencedora de cinco 'Grand Slams', com a suspensão a iniciar-se a 12 de março e a vigorar até que o caso seja analisado.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.