sicnot

Perfil

Desporto

Serena Williams elogia coragem de Maria Sharapova em assumir caso de doping

Serena Williams, número um do ténis mundial, elogiou hoje a honestidade e a coragem de Maria Sharapova de tornar público o seu controlo antidoping positivo no Open da Austrália.

© Thomas Peter / Reuters

"A maioria das pessoas ficaram surpresas e em choque [...] mas, ao mesmo tempo, [...] contentes porque ela foi franca, muito honesta e demonstrou muita coragem ao admitir o que fez", defendeu a norte-americana, numa conferência de imprensa organizada à margem de um encontro de exibição contra a dinamarquesa Caroline Wozniacki, em Nova Iorque.

Serena Williams recordou que Sharapova, positivo por meldonium num controlo realizado precisamente no dia do seu encontro dos quartos de final com a número um mundial no Open da Austrália, sempre demonstrou coragem em tudo o que fez.

No entanto, a vencedora de 21 títulos de 'Grand Slam' escusou-se a tecer comentários sobre a coincidência da data do positivo. "Não sou a pessoa indicada para colocar essa questão", afiançou.

A 26 de janeiro, a norte-americana bateu Sharapova por 6-4 e 6-1.

A tenista, de 28 anos, revelou na segunda-feira que teve um controlo positivo por meldonium, uma substância inserida dentro das "Hormonas e moduladores metabólicos" e que passou a fazer parte da lista de substâncias proibidas desde 01 de janeiro, mas desculpou-se assumindo que não tinha visto a lista atualizada enviada pela Agência Mundial Antidopagem (AMA).

A Federação Internacional de Ténis (ITF) suspendeu provisoriamente a russa, número sete do ranking mundial e vencedora de cinco 'Grand Slams', com a suspensão a iniciar-se a 12 de março e a vigorar até que o caso seja analisado.

Lusa

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.