sicnot

Perfil

Desporto

FC Barcelona anuncia que clube e dirigentes "deixaram de estar acusados" no caso Neymar

O FC Barcelona anunciou hoje que o clube, o seu presidente, Josep Maria Bartomeu, e o seu antecessor no cargo, Sandro Rosell, "deixaram de estar acusados" no processo judicial relativo a suspeitas de corrupção na contratação do brasileiro Neymar.

Josep Maria Bartomeu, presidente do FC Barcelona.

Josep Maria Bartomeu, presidente do FC Barcelona.

© Juan Medina / Reuters

Em comunicado, o clube catalão indica que a Audiência Provincial de Barcelona aceitou os recursos apresentados pelo clube, o que "invalida todas as diligências" da Audiência Nacional no caso.

"Agora as partes têm de voltar a formular as correspondentes acusações e defesas, mas no âmbito da jurisdição de Barcelona", adianta o clube.

Bartomeu e Rosell são suspeitos de corrupção no processo de contratação do futebolista Neymar ao Santos, do Brasil.

A transferência foi inicialmente avaliada pelo FC Barcelona em 57,1 milhões de euros, 40 milhões dos quais pagos à empresa N&N, do pai de Neymar, com o Santos a receber apenas 17,1 milhões de euros.

Em todo o caso, a justiça espanhola descobriu que o negócio ascendeu a pelo menos 83,3 ME, o que veio a ser confirmado pelo clube catalão.

O fundo de investimento brasileiro DIS, que recebeu 6,8 ME correspondentes aos 40% que detinha dos direitos federativos de Neymar, argumenta que tem direito a uma parte da diferença entre o valor inicialmente declarado e o valor real que o Barcelona assumiu posteriormente.

Bartomeu tem afirmado que a contratação de Neymar foi feita pelo seu antecessor, enquanto Rosell disse que se limitou a assinar os contratos apresentados pelo departamento jurídico do clube, no qual confiava.

Lusa

  • Greve na saúde adia milhares de exames e consultas
    2:17
  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29