sicnot

Perfil

Desporto

Benzema já pode ser convocado para o Euro2016

O futebolista internacional francês Karim Benzema já pode ser convocado para o Europeu de 2016 e voltar a contactar com o compatriota e colega da seleção Mathieu Valbuena. Isto, depois da justiça ter confirmado o levantamento de parte das restrições legais que lhe tinham sido impostas.

O futebolista francês Karim Benzema, do Real Madrid, foi formalmente acusado de cumplicidade na tentativa de chantagem ao seu compatriota Mathieu Valbuena, com o qual está proibido de contactar.

O futebolista francês Karim Benzema, do Real Madrid, foi formalmente acusado de cumplicidade na tentativa de chantagem ao seu compatriota Mathieu Valbuena, com o qual está proibido de contactar.

© Reuters Staff / Reuters

"O tribunal de recurso de Versalhes, em França, confirmou a decisão do juiz de instrução, que autorizou Karim Benzema a voltar a contactar Mathieu Valbuena", revelou um dos advogados do avançado do Real Madrid, Olivier Combe.

Karim Benzema, companheiro dos internacionais portugueses Pepe e Cristiano Ronaldo nos 'merengues', foi formalmente acusado em novembro de "cumplicidade na tentativa de chantagem" e conspiração em ato criminal, punível com um mínimo de cinco anos de prisão.

Com a decisão de hoje, Benzema volta a ter as portas abertas para ser convocado para o Europeu de 2016, que se realiza precisamente em França, entre 10 de junho e 10 de julho.

O selecionador francês de futebol, Didier Deschamps, vai divulgar a 12 de maio os 23 eleitos para o Euro2016.

No processo judicial, o avançado, de 28 anos, admitiu "ter servido de intermediário" do seu amigo de infância Karim Zenati, apresentado no inquérito como o porta-voz de três outros indivíduos, numa chantagem a Valvuena com um vídeo de cariz sexual.

Por seu turno, Valbuena assumiu em tribunal que o avançado do Real Madrid o intimidou quando falaram sobre o vídeo que originou o caso.

Segundo o também internacional francês, Benzema assegurou ao médio do Lyon que não havia outras cópias do vídeo e alertou-o para o caráter meliante das pessoas que tinham a gravação.

Com Lusa

  • Benzema suspenso da seleção francesa até ser ilibado pela Justiça

    Desporto

    O avançado Karim Benzema está suspenso por tempo indeterminado da seleção francesa de futebol. A revelação foi feita hoja à tarde pelo presidente da federação francesa. O jogador do Real Madrid está acusado de cumplicidade na tentativa de chantagem a um colega de seleção por causa de um filme sexual. Interrogado pela polícia, Benzema admitiu que serviu de intermediário entre a vítima, o médio Mathieu Valbuena, e o porta-voz dos chantagistas, um amigo de infância. O presidente da federação diz que Benzema só voltará a vestir a camisola de França se for ilibado do inquérito em que está envolvido ou se ele e Valbuena voltarem a poder estar juntos, algo que neste momento é proibido por uma ordem judicial.

  • Juízes desmarcam greve prevista para início de outubro

    País

    A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) desmarcou a greve que tinha convocado para 03 e 04 de outubro, disse hoje à Lusa a presidente da estrutura sindical. Segundo Manuela Paupério, a paralisação foi desconvocada após a ASJP ter verificado "grande abertura" dos grupos parlamentares para "discutir integralmente" o estatuto dos magistrados judiciais.

  • Pelo menos 2 mortos em Guadalupe à passagem do furacão Maria

    Mundo

    A passagem na terça-feira do furacão Maria pelo arquipélago francês de Guadalupe, nas Caraíbas, provocou a morte de duas pessoas, indicou o governo. Em declarações à Rádio RCI, Eric Maire, delegado do governo, disse que um homem morreu devido à queda de uma árvore, e que outra pessoa foi encontrada morta junto ao mar.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.