sicnot

Perfil

Desporto

Ministro russo afirma que doping tem sido tema politizado no país

O ministro russo do Desporto, considerou hoje que o tema da dopagem entre atletas russos, que esta semana voltou à ribalta por vários casos de utilização da substância meldonium, tem sido politizado.

Pavel Golovkin

"A situação em torno do doping tem sido politizada e é artificial, é impossível fazer batota: os desportistas estão sob um controlo total", afirmou Vitali Muktó durante uma reunião do conselho do desporto russo, um órgão consultivo que integra personalidades ligadas ao desporto.

Mutkó admitiu que os recentes oito casos positivos em que foi detetado meldonium, entre os quais o da tenista Maria Sharapova, podem ser "presenças residuais nas amostras".

"No que se refere ao meldonium é difícil tirar conclusões. Já se percebeu que era um erro considerar que o organismo eliminava a substância em seis dias. A proibição foi decretada em janeiro, mas há resultados de dezembro", referiu.

O meldonium passou a fazer parte da lista de substâncias proibidas desde 01 de janeiro, inserido no capítulo "Hormonas e moduladores metabólicos".

Mutkó referiu que os médicos russos consideram que o meldonium é uma substância que demora muito mais tempo a ser eliminada: "Há elementos residuais que se conservam no organismo por mais de 100 dias".

No entanto, o ministro considerou que o país deve implementar um sistema de sanções contra o doping.

Em novembro de 2015, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) suspendeu provisoriamente o atletismo russo de competições internacionais depois da Agência Mundial Antidopagem (AMA) ter difundido um relatório no qual denunciou um esquema sem precedentes, que envolvia até membros do próprio Estado.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.