sicnot

Perfil

Desporto

Barcelona com uma fava chamada Atlético, Bayern e Real Madrid mais afortunados

O campeão FC Barcelona ficou hoje com a fava no sorteio dos quartos da Liga dos Campeões em futebol, em que vai defrontar o Atlético Madrid, ao contrário do Bayern Munique e Real Madrid, os outros dois grandes favoritos.

© Sergio Perez / Reuters

Os alemães, que estiveram com um pé fora dos quartos de final, mas conseguiram dar a volta à eliminatória com a Juventus e afastar o atual vice-campeão europeu, e os espanhóis vão defrontar o Benfica e o Wolfsburgo, respetivamente, as equipas mais apetecíveis nesta fase da prova.

Com o melhor trio atacante do futebol mundial, composto pelo argentino Lionel Messi, o brasileiro Neymar e o uruguaio Luis Suarez -- que nesta época já ultrapassaram a barreira dos 100 golos marcados -, o Barcelona é a equipa do século XXI, mas não terá vida fácil frente ao Atlético.

A equipa da capital espanhola, onde alinha o médio português Tiago, foi, precisamente, a única que conseguiu evitar que o detentor do troféu atingisse as meias-finais da liga 'milionária' nas últimas oito temporadas, ao travar os catalães nos quartos, em 2014.

Nessa época, o Atlético de Madrid chegou à final, realizada no Estádio da Luz, em Lisboa, perdida no prolongamento para o rival Real Madrid, recordista de vitórias na prova, com 10 títulos, que foi bastante mais afortunado no sorteio realizado na sede da UEFA, na cidade suíça de em Nyon.

O confronto entre espanhóis e alemães, coloca frente-a-frente os internacionais portugueses Pepe e Cristiano Ronaldo, jogadores do Real Madrid, e Vieirinha, defesa do Wolfsburgo, que, tal como o Manchester City, nunca tinha atingido uma fase tão avançada na competição.

O Bayern Munique também não se deverá lamentar a sorte, pois o Benfica está longe de possuir o currículo na Liga dos Campeões que ostenta na antecessora Taça dos Clubes Campeões Europeus na qual conquistou dois troféus, procurando atingir pela primeira vez as meias-finais no formato atual.

O melhor que o bicampeão português conseguiu foi, precisamente, a presença nos quartos de final, em 1994/1995, 2005/2006 e 2011/2012, currículo bem mais modesto do que o do Bayern, que se sagrou campeão europeu pela última vez em 2013, assumindo-se como um dos mais fortes candidatos à presença na final do estádio San Siro, em Milão, a 28 de maio.

Depois de ter eliminado o Chelsea, o Paris Saint-Germain, que procura alargar à Europa do futebol a superioridade evidenciada em França, volta a medir forças com uma equipa inglesa, o Manchester City, em busca de uma boa participação na Liga dos Campeões para minimizar o falhanço no campeonato.

Num confronto entre duas equipas revitalizadas pelos milhões de magnatas árabes, a equipa do influente avançado sueco Zlatan Ibrahimovic, recém-sagrada campeã francês, com oito jornadas por cumprir, reúne um favoritismo que advém também do percurso irregular do Manchester City.

Os jogos da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões estão marcados para 05 e 06 de abril, enquanto o segundo encontro está agendado para 12 e 13 do mesmo mês.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.