sicnot

Perfil

Desporto

Treinador do Braga aposta no coletivo para contrariar favoritismo do Shakhtar

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, garantiu hoje que o clube minhoto vai usar a sua principal arma, o coletivo, para contrariar o favoritismo do Shakhtar Donetsk, nos quartos de final da Liga Europa em futebol.

© Osman Orsal / Reuters

"[O Shaktar] É uma equipa muito forte do ponto de vista ofensivo. Antevejo dois jogos de cariz ofensivo, em que vamos procurar contrariar o favoritismo do adversário, com uma das nossas principais armas, que é o coletivo. Não podemos perder a identidade e seremos uma equipa corajosa", disse Paulo Fonseca.

Em declarações divulgadas na página do Sporting de Braga no Facebook, Paulo Fonseca classificou o próximo adversário na segunda mais importante competições europeia de clubes "como um dos principais candidatos a vencer a Liga Europa".

"O Shakthar é uma equipa com larga experiência europeia, tem um treinador [Mircea Lucescu] que está há muitos anos na equipa, muitos jogadores internacionais, sobretudo ucranianos e brasileiros. Tudo isso faz-nos pensar que vamos ter uma tarefa muito difícil", afirmou.

Paulo Fonseca lembrou que a formação ucraniana garantiu presença na fase de grupos da Liga dos Campeões ao eliminar o Fenerbahçe -- equipa que o Sporting de Braga eliminou na quinta-feira -, e que marcou três golos ao Real Madrid, em jogo do Grupo A, que acabou por perder por 4-3.

O sorteio, realizado hoje em Nyon, na Suíça, ditou que o primeiro encontro decorra em Braga, a 07 de abril, facto que agrada a Paulo Fonseca, mas que o treinador entende não ter grande influência no desfecho da eliminatória.

"Jogar em casa nesta altura é uma vantagem para nós, tendo em conta outras competições, mas no desfecho final não terá grande influência o facto de jogarmos agora em casa", afirmou.

O encontro da segunda mão, entre a equipa bracarense e a formação orientada pelo romeno Mircea Lucescu desde 2004, está agendado para 14 de abril, em Lviv.

Paulo Fonseca agradeceu o apoio dado pelo público no encontro de quinta-feira frente ao Fenerbahçe, orientado pelo português Vítor Pereira, que a formação 'arsenalista' venceu por 4-1, depois de ter sido derrotada por 1-0 na primeira mão.

"O apoio dos adeptos foi importantíssimo. Esperamos que esta onda de apoio seja para manter. Os adeptos são fundamentais para alimentar estes sonhos que vamos tendo", afirmou.

O Shakhtar Donetsk, que nos oitavos de final da Liga Europa eliminou os belgas do Anderlecht, ocupa a segunda posição da liga ucraniana, com 46 pontos, menos três que o líder, o Dynamo Kiev.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.