sicnot

Perfil

Desporto

Treinador do Braga aposta no coletivo para contrariar favoritismo do Shakhtar

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, garantiu hoje que o clube minhoto vai usar a sua principal arma, o coletivo, para contrariar o favoritismo do Shakhtar Donetsk, nos quartos de final da Liga Europa em futebol.

© Osman Orsal / Reuters

"[O Shaktar] É uma equipa muito forte do ponto de vista ofensivo. Antevejo dois jogos de cariz ofensivo, em que vamos procurar contrariar o favoritismo do adversário, com uma das nossas principais armas, que é o coletivo. Não podemos perder a identidade e seremos uma equipa corajosa", disse Paulo Fonseca.

Em declarações divulgadas na página do Sporting de Braga no Facebook, Paulo Fonseca classificou o próximo adversário na segunda mais importante competições europeia de clubes "como um dos principais candidatos a vencer a Liga Europa".

"O Shakthar é uma equipa com larga experiência europeia, tem um treinador [Mircea Lucescu] que está há muitos anos na equipa, muitos jogadores internacionais, sobretudo ucranianos e brasileiros. Tudo isso faz-nos pensar que vamos ter uma tarefa muito difícil", afirmou.

Paulo Fonseca lembrou que a formação ucraniana garantiu presença na fase de grupos da Liga dos Campeões ao eliminar o Fenerbahçe -- equipa que o Sporting de Braga eliminou na quinta-feira -, e que marcou três golos ao Real Madrid, em jogo do Grupo A, que acabou por perder por 4-3.

O sorteio, realizado hoje em Nyon, na Suíça, ditou que o primeiro encontro decorra em Braga, a 07 de abril, facto que agrada a Paulo Fonseca, mas que o treinador entende não ter grande influência no desfecho da eliminatória.

"Jogar em casa nesta altura é uma vantagem para nós, tendo em conta outras competições, mas no desfecho final não terá grande influência o facto de jogarmos agora em casa", afirmou.

O encontro da segunda mão, entre a equipa bracarense e a formação orientada pelo romeno Mircea Lucescu desde 2004, está agendado para 14 de abril, em Lviv.

Paulo Fonseca agradeceu o apoio dado pelo público no encontro de quinta-feira frente ao Fenerbahçe, orientado pelo português Vítor Pereira, que a formação 'arsenalista' venceu por 4-1, depois de ter sido derrotada por 1-0 na primeira mão.

"O apoio dos adeptos foi importantíssimo. Esperamos que esta onda de apoio seja para manter. Os adeptos são fundamentais para alimentar estes sonhos que vamos tendo", afirmou.

O Shakhtar Donetsk, que nos oitavos de final da Liga Europa eliminou os belgas do Anderlecht, ocupa a segunda posição da liga ucraniana, com 46 pontos, menos três que o líder, o Dynamo Kiev.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52