sicnot

Perfil

Desporto

Agência Mundial Antidopagem diz que Espanha não cumpre Código Mundial

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) anunciou hoje que a Espanha ainda não se adequou ao Código Mundial Antidoping, embora a questão seja, para já, atenuada pela crise política no país.

© Susana Vera / Reuters

Os países que não adotem o documento correm o risco de verem o seu laboratório antidoping perder a acreditação da AMA e os seus atletas impedidos de participar em competições internacionais, como os Jogos Olímpicos Rio2016.

Contudo, dada a situação política em Espanha, em que ainda não há um novo governo, após as eleições de dezembro de 2015, a AMA decidiu permitir que os atletas espanhóis participem nos Jogos, tendo chegado a acordo para as análises antidoping serem efetuadas pelas federações internacionais.

Além da Espanha também o México ainda não se adaptou o Código Mundial, com a AMA a dizer que espera que o país supere esta situação, tendo em conta os esforços do governo local.

A Bélgica, a França, o Brasil e a Grécia deixaram de estar sob observação da AMA.

Lusa

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.