sicnot

Perfil

Desporto

Agência Mundial Antidopagem diz que Espanha não cumpre Código Mundial

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) anunciou hoje que a Espanha ainda não se adequou ao Código Mundial Antidoping, embora a questão seja, para já, atenuada pela crise política no país.

© Susana Vera / Reuters

Os países que não adotem o documento correm o risco de verem o seu laboratório antidoping perder a acreditação da AMA e os seus atletas impedidos de participar em competições internacionais, como os Jogos Olímpicos Rio2016.

Contudo, dada a situação política em Espanha, em que ainda não há um novo governo, após as eleições de dezembro de 2015, a AMA decidiu permitir que os atletas espanhóis participem nos Jogos, tendo chegado a acordo para as análises antidoping serem efetuadas pelas federações internacionais.

Além da Espanha também o México ainda não se adaptou o Código Mundial, com a AMA a dizer que espera que o país supere esta situação, tendo em conta os esforços do governo local.

A Bélgica, a França, o Brasil e a Grécia deixaram de estar sob observação da AMA.

Lusa

  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.