sicnot

Perfil

Desporto

Morreu Johan Cruyff

Morreu o antigo jogador e treinador de futebol holandês Johan Cruyff. Tinha 68 anos, foi vítima de cancro.

© Albert Gea / Reuters

O anúncio foi feito no site oficial de Cruyff:

"A 24 de março de 2016, Johan Cruyff (68) morreu em paz, em Barcelona, rodeado pela sua família e depois de uma dura luta contra o cancro. É com muita tristeza que pedimos respeito pela privacidade da família no decorrer do seu luto."

Com cancro no pulmão, a doença terá sido diagnosticada em outubro do ano passado.

Hendrik Johannes Cruijff foi operado ao coração em 1991 e desde então deixou de fumar e protagonizou uma campanha antitabágica.

"Na minha vida tive dois grandes vícios: fumar e jogar futebol. O futebol deu-me quase tudo na vida, ao contrário, fumar quase a tirou", era o lema da campanha protagonizada por Cruyff.

Na sua luta para deixar de fumar, Cruyff substituiu os cigarros por chupa-chupas, quando era técnico do FC Barcelona, clube que orientou entre 1988 e 1996.

Como jogador, Johan Cruyff evidenciou-se ao serviço de Ajax e seleção holandesa, tendo representado também os espanhóis do FC Barcelona e do Levante, e os norte-americanos LA Aztecs e Washington Diplomats.

Johan Cruyff iniciou a carreira de treinador em 1996 no Ajax, transferindo-se depois para o FC Barcelona, que orientou durante oito temporadas. Terminou a carreira de em 2012, depois de ter treinado durante quatro épocas a seleção da Catalunha.

Última atualização às 12:51/Com Lusa

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • "Toda a gente merece direitos iguais"
    0:14

    Mundo

    A polícia de Istambul montou cordões de segurança para dispersar a multidão que se juntou para a Marcha do Orgulho Gay, este domingo. O Governo proibiu a marcha por considerar que representa um risco para a segurança pública. Uma das ativistas fala numa decisão sem sentido, e diz que todas as pessoas merecem direitos iguais.

  • "Ela veio lá de fora e começou a atropelar as pessoas"
    0:43

    Mundo

    O atropelamento deste sábado em Newcastle, no Reino Unido, provocou pelo menos seis feridos. No local, as pessoas relatam momentos de pânico. Uma testemunha afirma que a condutora nunca perdeu o controlo do carro e que dirigiu intencionalmente contra a multidão.