sicnot

Perfil

Desporto

FIFA garante reforço da segurança nos estádios de futebol

O novo presidente da FIFA garantiu na segunda-feira que o organismo trabalhará com todos os governos para reforçar a segurança nos estádios de futebol, depois dos últimos atos terroristas em recintos desportivos, no Iraque e em França.

Vista aérea do estádio Bollaert-Delelis em Lens Agglo, França, um dos estádios que vai receber o Euro2016.

Vista aérea do estádio Bollaert-Delelis em Lens Agglo, França, um dos estádios que vai receber o Euro2016.

© Pascal Rossignol / Reuters

Numa conferência de imprensa em Assunção, na primeira etapa de uma visita a várias federações da América do Sul, Gianni Infantino considerou os recentes atentados "uma tragédia que deve motivar uma reflexão de todos".

Infantino referia-se ao atentado, entretanto reivindicado pelo Daesh, levado a cabo no fim de semana passado num estádio de futebol em Iskandariyah, no Iraque, que causou 41 mortos e mais de uma centena de feridos.

O presidente da FIFA lembrou também os atentados ocorridos a 13 de novembro, em Paris, um dos quais nos arredores do Stade de France, onde decorria um jogo particular entre as seleções da França e a Alemanha, que obrigou a um reforço da segurança durante o próximo Europeu de futebol, que se realiza no país entre 10 de junho e 10 de julho.

Infantino anunciou também que a FIFA vai testar nos próximos meses o recurso dos árbitros a imagens de vídeo nos encontros particulares disputados sob a sua égide.

Gianni Infantino explicou que a FIFA ainda terá de tomar decisões sobre o funcionamento desta tecnologia e a sua articulação com as equipas de arbitragem, mas disse estar convencido "de que a tecnologia pode ajudar o futebol".

"Há situações muito pouco claras que podem alterar um jogo. Nessas situações a tecnologia pode ajudar o árbitro", afirmou.

O presidente da FIFA disse ainda que o uso de novas tecnologias deve ser testado em jogos particulares para avaliar o seu impacto no fluxo de jogo, antes de ser utilizado nas competições oficiais.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.