sicnot

Perfil

Desporto

Organização dos Jogos Olímpicos preocupada com a fraca venda de bilhetes

O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Rio2016 admitiu hoje alguma preocupação com a fraca venda de bilhetes, já que, até agora, foram adquiridos apenas metade dos ingressos, a cinco meses do arranque das provas.

Phil Wilkinson, porta-voz da organização do Rio2016, que se disputam entre 5 e 21 de agosto, disse à AFP que a população brasileira "ainda não despertou para os Jogos".

"Vamos continuar a tentar promover os Jogos Olímpicos junto das pessoas, para que tenham a iniciativa de procurar bilhetes", explicou Wilkinson.

O mesmo responsável recordou que uma das medidas previstas pelo governo brasileiro poderá ser adquirir bilhetes que não sejam vendidos e distribui-los pelas escolas, sobretudo para as competições dos Jogos Paralímpicos, para os quais foram vendidos até agora apenas 12 por cento dos ingressos.

Além de uma grande recessão económica, o Brasil tem sido ensombrado por algumas ameaças de saúde pública, como o vírus Zika e um surto de gripe suína, causado pelo vírus H1N1.

Na sexta-feira, as autoridades de saúde do Brasil alertaram que o surto do tipo A do vírus H1N1 já matou 46 pessoas nos dois últimos meses, um valor 10 vezes superior ao registado durante todo o ano de 2015.

O ministério da Saúde adiantou que até 19 de março foram registados 305 casos, enquanto durante todo o ano de 2015 foram diagnosticados 141.

No Rio de Janeiro, onde decorrerão os Jogos, foi registada uma vítima mortal, sendo a zona de São Paulo a mais afetada, com um total de 38 mortos registados.

No Brasil, o vírus H1N1 surge sobretudo entre maio e julho, quando as temperaturas são mais baixas, mas este ano começou a manifestar-se mais cedo, em fevereiro.

Em 2009, a Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta de pandemia devido a um surto de H1N1, que causou cerca de 18.500 vítimas mortais em 241 países.

Desde o final de 2015, o Brasil também tem sido afetado pelo vírus Zika, que infetou mais de 1,5 milhões de brasileiros e se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

O Brasil vai receber os Jogos Olímpicos entre 05 e 21 de agosto, e os Jogos Paralímpicos de 07 a 18 de setembro.

Lusa

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44