sicnot

Perfil

Desporto

Organização dos Jogos Olímpicos preocupada com a fraca venda de bilhetes

O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Rio2016 admitiu hoje alguma preocupação com a fraca venda de bilhetes, já que, até agora, foram adquiridos apenas metade dos ingressos, a cinco meses do arranque das provas.

Phil Wilkinson, porta-voz da organização do Rio2016, que se disputam entre 5 e 21 de agosto, disse à AFP que a população brasileira "ainda não despertou para os Jogos".

"Vamos continuar a tentar promover os Jogos Olímpicos junto das pessoas, para que tenham a iniciativa de procurar bilhetes", explicou Wilkinson.

O mesmo responsável recordou que uma das medidas previstas pelo governo brasileiro poderá ser adquirir bilhetes que não sejam vendidos e distribui-los pelas escolas, sobretudo para as competições dos Jogos Paralímpicos, para os quais foram vendidos até agora apenas 12 por cento dos ingressos.

Além de uma grande recessão económica, o Brasil tem sido ensombrado por algumas ameaças de saúde pública, como o vírus Zika e um surto de gripe suína, causado pelo vírus H1N1.

Na sexta-feira, as autoridades de saúde do Brasil alertaram que o surto do tipo A do vírus H1N1 já matou 46 pessoas nos dois últimos meses, um valor 10 vezes superior ao registado durante todo o ano de 2015.

O ministério da Saúde adiantou que até 19 de março foram registados 305 casos, enquanto durante todo o ano de 2015 foram diagnosticados 141.

No Rio de Janeiro, onde decorrerão os Jogos, foi registada uma vítima mortal, sendo a zona de São Paulo a mais afetada, com um total de 38 mortos registados.

No Brasil, o vírus H1N1 surge sobretudo entre maio e julho, quando as temperaturas são mais baixas, mas este ano começou a manifestar-se mais cedo, em fevereiro.

Em 2009, a Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta de pandemia devido a um surto de H1N1, que causou cerca de 18.500 vítimas mortais em 241 países.

Desde o final de 2015, o Brasil também tem sido afetado pelo vírus Zika, que infetou mais de 1,5 milhões de brasileiros e se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

O Brasil vai receber os Jogos Olímpicos entre 05 e 21 de agosto, e os Jogos Paralímpicos de 07 a 18 de setembro.

Lusa

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.