sicnot

Perfil

Desporto

Organização dos Jogos Olímpicos preocupada com a fraca venda de bilhetes

O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Rio2016 admitiu hoje alguma preocupação com a fraca venda de bilhetes, já que, até agora, foram adquiridos apenas metade dos ingressos, a cinco meses do arranque das provas.

Phil Wilkinson, porta-voz da organização do Rio2016, que se disputam entre 5 e 21 de agosto, disse à AFP que a população brasileira "ainda não despertou para os Jogos".

"Vamos continuar a tentar promover os Jogos Olímpicos junto das pessoas, para que tenham a iniciativa de procurar bilhetes", explicou Wilkinson.

O mesmo responsável recordou que uma das medidas previstas pelo governo brasileiro poderá ser adquirir bilhetes que não sejam vendidos e distribui-los pelas escolas, sobretudo para as competições dos Jogos Paralímpicos, para os quais foram vendidos até agora apenas 12 por cento dos ingressos.

Além de uma grande recessão económica, o Brasil tem sido ensombrado por algumas ameaças de saúde pública, como o vírus Zika e um surto de gripe suína, causado pelo vírus H1N1.

Na sexta-feira, as autoridades de saúde do Brasil alertaram que o surto do tipo A do vírus H1N1 já matou 46 pessoas nos dois últimos meses, um valor 10 vezes superior ao registado durante todo o ano de 2015.

O ministério da Saúde adiantou que até 19 de março foram registados 305 casos, enquanto durante todo o ano de 2015 foram diagnosticados 141.

No Rio de Janeiro, onde decorrerão os Jogos, foi registada uma vítima mortal, sendo a zona de São Paulo a mais afetada, com um total de 38 mortos registados.

No Brasil, o vírus H1N1 surge sobretudo entre maio e julho, quando as temperaturas são mais baixas, mas este ano começou a manifestar-se mais cedo, em fevereiro.

Em 2009, a Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta de pandemia devido a um surto de H1N1, que causou cerca de 18.500 vítimas mortais em 241 países.

Desde o final de 2015, o Brasil também tem sido afetado pelo vírus Zika, que infetou mais de 1,5 milhões de brasileiros e se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

O Brasil vai receber os Jogos Olímpicos entre 05 e 21 de agosto, e os Jogos Paralímpicos de 07 a 18 de setembro.

Lusa

  • Presidente do Tondela diz que clube foi humilhado
    1:26

    Desporto

    O presidente do Tondela participou esta segunda-feira na conferência de imprensa após o jogo da 23.ª jornada da I Liga com o Sporting. Gilberto Coimbra criticou o árbitro do encontro João Capela, e diz que o tempo de compensação dado a mais foi por uma falta que não foi assinalada sobre um jogador do Tondela, Bruno Monteiro.

  • Último golo do Sporting ao Tondela "é legal e limpinho" 
    0:41

    Desporto

    Jorge Jesus entende que a vitória desta segunda-feira do Sporting frente ao Tondela não merece contestação e destaca o facto de o árbitro ter avisado os jogadores que iria prolongar o tempo extra. Para o treinador dos leões, o golo no minuto 99' é legal. 

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC