sicnot

Perfil

Desporto

Organização dos Jogos Olímpicos preocupada com a fraca venda de bilhetes

O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Rio2016 admitiu hoje alguma preocupação com a fraca venda de bilhetes, já que, até agora, foram adquiridos apenas metade dos ingressos, a cinco meses do arranque das provas.

Phil Wilkinson, porta-voz da organização do Rio2016, que se disputam entre 5 e 21 de agosto, disse à AFP que a população brasileira "ainda não despertou para os Jogos".

"Vamos continuar a tentar promover os Jogos Olímpicos junto das pessoas, para que tenham a iniciativa de procurar bilhetes", explicou Wilkinson.

O mesmo responsável recordou que uma das medidas previstas pelo governo brasileiro poderá ser adquirir bilhetes que não sejam vendidos e distribui-los pelas escolas, sobretudo para as competições dos Jogos Paralímpicos, para os quais foram vendidos até agora apenas 12 por cento dos ingressos.

Além de uma grande recessão económica, o Brasil tem sido ensombrado por algumas ameaças de saúde pública, como o vírus Zika e um surto de gripe suína, causado pelo vírus H1N1.

Na sexta-feira, as autoridades de saúde do Brasil alertaram que o surto do tipo A do vírus H1N1 já matou 46 pessoas nos dois últimos meses, um valor 10 vezes superior ao registado durante todo o ano de 2015.

O ministério da Saúde adiantou que até 19 de março foram registados 305 casos, enquanto durante todo o ano de 2015 foram diagnosticados 141.

No Rio de Janeiro, onde decorrerão os Jogos, foi registada uma vítima mortal, sendo a zona de São Paulo a mais afetada, com um total de 38 mortos registados.

No Brasil, o vírus H1N1 surge sobretudo entre maio e julho, quando as temperaturas são mais baixas, mas este ano começou a manifestar-se mais cedo, em fevereiro.

Em 2009, a Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta de pandemia devido a um surto de H1N1, que causou cerca de 18.500 vítimas mortais em 241 países.

Desde o final de 2015, o Brasil também tem sido afetado pelo vírus Zika, que infetou mais de 1,5 milhões de brasileiros e se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

O Brasil vai receber os Jogos Olímpicos entre 05 e 21 de agosto, e os Jogos Paralímpicos de 07 a 18 de setembro.

Lusa

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.