sicnot

Perfil

Desporto

FIA aceita regressar ao antigo formato de qualificação na Fórmula 1

O antigo formato de qualificação deverá regressar no Grande Prémio da China de Fórmula 1, depois de a Federação Internacional do Automóvel (FIA) ter aceitado o pedido das escuderias de anulação do novo sistema, revelou hoje o organismo.

© Hamad I Mohammed / Reuters

O presidente da FIA, Jean Todt, e o representante dos proprietários do campeonato, Bernie Ecclestone, cederam às exigências das equipas, apesar de ambos serem a favor das novas regras, e vão apresentar uma requisição no Grupo Estratégico e Comissão da Fórmula 1, para a decisão poder ser ratificada pelo Conselho Mundial da FIA.

As escuderias que disputam a atual temporada já se tinham juntado para contestar o novo sistema de qualificação, que foi utilizado na Austrália e no Bahrein, e recentemente enviaram uma carta conjunta à FIA a exigir a anulação.

O antigo formato, com três partes (Q1, Q2 e Q3), mas sem a eliminação progressiva dos mais lentos, a cada minuto e meio, deverá voltar a ser utilizado no Grande Prémio da China, a 17 de abril, caso a decisão já tenha sido oficializada pela FIA.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.