sicnot

Perfil

Desporto

FIA aceita regressar ao antigo formato de qualificação na Fórmula 1

O antigo formato de qualificação deverá regressar no Grande Prémio da China de Fórmula 1, depois de a Federação Internacional do Automóvel (FIA) ter aceitado o pedido das escuderias de anulação do novo sistema, revelou hoje o organismo.

© Hamad I Mohammed / Reuters

O presidente da FIA, Jean Todt, e o representante dos proprietários do campeonato, Bernie Ecclestone, cederam às exigências das equipas, apesar de ambos serem a favor das novas regras, e vão apresentar uma requisição no Grupo Estratégico e Comissão da Fórmula 1, para a decisão poder ser ratificada pelo Conselho Mundial da FIA.

As escuderias que disputam a atual temporada já se tinham juntado para contestar o novo sistema de qualificação, que foi utilizado na Austrália e no Bahrein, e recentemente enviaram uma carta conjunta à FIA a exigir a anulação.

O antigo formato, com três partes (Q1, Q2 e Q3), mas sem a eliminação progressiva dos mais lentos, a cada minuto e meio, deverá voltar a ser utilizado no Grande Prémio da China, a 17 de abril, caso a decisão já tenha sido oficializada pela FIA.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.