sicnot

Perfil

Desporto

FIA aceita regressar ao antigo formato de qualificação na Fórmula 1

O antigo formato de qualificação deverá regressar no Grande Prémio da China de Fórmula 1, depois de a Federação Internacional do Automóvel (FIA) ter aceitado o pedido das escuderias de anulação do novo sistema, revelou hoje o organismo.

© Hamad I Mohammed / Reuters

O presidente da FIA, Jean Todt, e o representante dos proprietários do campeonato, Bernie Ecclestone, cederam às exigências das equipas, apesar de ambos serem a favor das novas regras, e vão apresentar uma requisição no Grupo Estratégico e Comissão da Fórmula 1, para a decisão poder ser ratificada pelo Conselho Mundial da FIA.

As escuderias que disputam a atual temporada já se tinham juntado para contestar o novo sistema de qualificação, que foi utilizado na Austrália e no Bahrein, e recentemente enviaram uma carta conjunta à FIA a exigir a anulação.

O antigo formato, com três partes (Q1, Q2 e Q3), mas sem a eliminação progressiva dos mais lentos, a cada minuto e meio, deverá voltar a ser utilizado no Grande Prémio da China, a 17 de abril, caso a decisão já tenha sido oficializada pela FIA.

Lusa

  • PSD e CDS assinalam 36º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro
    1:38

    País

    O presidente do PSD deixou críticas ao Partido Comunista, este domingo, a propósito do aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro. Pedro Passos Coelho lembrou os festejos dos comunistas na altura, numa resposta a quem questionou a abstenção dos sociais-democratas ao voto de pesar a Fidel Castro, que o PCP levou ao Parlamento. Este domingo, tanto o PSD como o CDS-PP prestaram homenagem a Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.