sicnot

Perfil

Desporto

Rali de Portugal 2016 terá três inovações

O Rali de Portugal, que se realiza a norte de 19 a 22 de maio e integra o mundial, apresenta três inovações em relação a 2015, destacando-se o Porto Street Stage, num circuito de 1.850 metros na baixa.

O piloto português Carlos Sousa (Mitsubishi) viu-se, esta quinta-feira, forçado a abandonar a edição de 2016 do Rali Dakar, durante a quinta especial da prova de todo-o-terreno.

O piloto português Carlos Sousa (Mitsubishi) viu-se, esta quinta-feira, forçado a abandonar a edição de 2016 do Rali Dakar, durante a quinta especial da prova de todo-o-terreno.

NICOLAS AGUILERA/ EPA

A prova, ao fim da tarde do dia 20, terá duas passagens por uma classificativa espetáculo centrada na Avenida dos Aliados e em vários arruamentos adjacentes, com os espetadores a poder assistir a duas provas de classificação no mesmo espaço e praticamente em simultâneo.

Para o último dia, duas alterações significativas: as classificativas de Fafe e Vieira do Minho mantêm-se, mas esta última passa a contar com duas passagens: para isso, o troço foi encurtado em cerca de 10 quilómetros e termina à entrada da povoação de Angra.

Este ano, a entrega de prémios aos vencedores do Rali de Portugal vai decorrer na marginal de Matosinhos, com o mar como cenário de fundo.

A prova, que principia na quinta-feira junto ao castelo de Guimarães, tem uma extensão total de 1.684 quilómetros, dos quais 368 cronometrados, distribuídos por 19 classificativas.

Depois de Guimarães, os concorrentes seguem para a pista de ralicross de Lousada, onde, a partir das 19:00, decorre a única "Super Especial", com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas.

Na sexta-feira, a prova desloca-se para o Alto Minho, com três classificativas, as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma com dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde.

Ao final da tarde, a partir das 19:00, realiza-se o Porto Street Stage, que integra as provas de classificação oito e nove.

No sábado, a caravana do WRC avança para a zona do Marão, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior -- Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 quilómetros.

Em quatro troços do rali -- Caminha, Baião, Amarante e Vieira do Minho --, os adeptos têm à disposição uma zona espetáculo especial, designada "Fun Zone", sendo que podem aceder à mesma a partir da noite anterior à prova.

Quanto ao público, limitado às zonas 'verdes', o seu acesso é feito mediante critérios como acessibilidade, visibilidade, espetacularidade e segurança, locais esses previamente preparados para os receber.

Lusa

  • Os efeitos dos incêndios na natureza
    2:46

    País

    Cheias frequentes, erosão dos solos e contaminação dos rios e albufeiras são as previsões unânimes da comunidade científica para os próximos tempos, na sequência dos incêndios florestais. À SIC, o hidrobiólogo Adriano Bordalo Sá e o investigador de recursos florestais Rui Cortes alertam: é necessário começar a tratar da terra queimada o mais rapidamente possível.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.