sicnot

Perfil

Desporto

Seleção Portuguesa cai para o oitavo lugar do ranking da FIFA

A seleção portuguesa de futebol foi ultrapassada pela Colômbia e 'caiu' uma posição para o oitavo lugar do ranking da FIFA, que foi hoje divulgado, com o regresso da Argentina ao primeiro lugar.

© Rafael Marchante / Reuters

Desde a atualização da hierarquia de 03 de março, a equipa das "quinas" perdeu frente à Bulgária (1-0) e venceu a Bélgica (2-1), em jogos particulares, justificando a perda de uma posição.

Também por isso, a seleção belga, que liderava o 'ranking' desde novembro de 2015, foi superada pela vice-campeã do mundo Argentina, que regressou à liderança que ocupava em outubro.

Chile, que subiu do quinto para o terceiro lugar, e Colômbia, do oitavo para o quarto, superaram Alemanha, campeã do mundo, e Espanha, campeã da Europa, e assumiram o protagonismo desta atualização da hierarquia, que regista ainda a reentrada do Uruguai no 'top-10', por troca com a Áustria, adversária de Portugal no Euro2016 e que surge agora no 11.º.

As outras seleções adversárias da seleção lusa no Grupo F do Euro2016, casos da Hungria e da Islândia, registaram subidas de um e três lugares, para a 18.ª e 35.ªs posições, respetivamente.

Entre os países de língua oficial portuguesa, Cabo Verde continua também a ser o melhor classificado, no 47.º lugar, apesar de ter perdido 16 posições, ligeiramente atrás da seleção iraniana, comandada pelo português Carlos Queiroz, que é 42.ª.

Daqueles países, Guiné-Bissau foi o que mais lugares subiu, de 147 para 102, seguido de São Tomé e Príncipe, que passou de 174 para 150, ao contrário de Angola, que caiu 12 lugares, de 109 para 121, enquanto Moçambique teve uma queda mais ligeira, de apenas uma posição, para o 101.º posto.

Timor-Leste desceu cinco lugares, para 175.º, enquanto o Burkina Faso e o Gabão, treinados pelos portugueses Paulo Duarte e Jorge Costa, respetivamente, mantêm-se entre os 100 primeiros classificados, em 75.º e 88.º.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.