sicnot

Perfil

Desporto

Seleção Portuguesa cai para o oitavo lugar do ranking da FIFA

A seleção portuguesa de futebol foi ultrapassada pela Colômbia e 'caiu' uma posição para o oitavo lugar do ranking da FIFA, que foi hoje divulgado, com o regresso da Argentina ao primeiro lugar.

© Rafael Marchante / Reuters

Desde a atualização da hierarquia de 03 de março, a equipa das "quinas" perdeu frente à Bulgária (1-0) e venceu a Bélgica (2-1), em jogos particulares, justificando a perda de uma posição.

Também por isso, a seleção belga, que liderava o 'ranking' desde novembro de 2015, foi superada pela vice-campeã do mundo Argentina, que regressou à liderança que ocupava em outubro.

Chile, que subiu do quinto para o terceiro lugar, e Colômbia, do oitavo para o quarto, superaram Alemanha, campeã do mundo, e Espanha, campeã da Europa, e assumiram o protagonismo desta atualização da hierarquia, que regista ainda a reentrada do Uruguai no 'top-10', por troca com a Áustria, adversária de Portugal no Euro2016 e que surge agora no 11.º.

As outras seleções adversárias da seleção lusa no Grupo F do Euro2016, casos da Hungria e da Islândia, registaram subidas de um e três lugares, para a 18.ª e 35.ªs posições, respetivamente.

Entre os países de língua oficial portuguesa, Cabo Verde continua também a ser o melhor classificado, no 47.º lugar, apesar de ter perdido 16 posições, ligeiramente atrás da seleção iraniana, comandada pelo português Carlos Queiroz, que é 42.ª.

Daqueles países, Guiné-Bissau foi o que mais lugares subiu, de 147 para 102, seguido de São Tomé e Príncipe, que passou de 174 para 150, ao contrário de Angola, que caiu 12 lugares, de 109 para 121, enquanto Moçambique teve uma queda mais ligeira, de apenas uma posição, para o 101.º posto.

Timor-Leste desceu cinco lugares, para 175.º, enquanto o Burkina Faso e o Gabão, treinados pelos portugueses Paulo Duarte e Jorge Costa, respetivamente, mantêm-se entre os 100 primeiros classificados, em 75.º e 88.º.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.