sicnot

Perfil

Desporto

Scolari diz que "Este será o campeonato chinês mais disputado de sempre"

O treinador do Guangzhou Evergrande, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, afirmou hoje que a atual edição da Superliga chinesa de futebol "será a mais disputada de sempre", face à "qualidade das contratações e evolução dos jogadores chineses".

© China Stringer Network / Reut

O antigo selecionador de Portugal e do Brasil e atual técnico dos pentacampeões chineses encontra, pelo menos, seis candidatos ao título.

"Este ano, teremos no mínimo seis equipas a disputar o título até ao final e mais quatro que deverão surpreender", afirmou Scolari, que chegou ao país asiático em 2015 para orientar o Guangzhou Evergrande.

No sábado, a formação comandada por Scolari, terceira classificada a um ponto do líder Jiangsu Suning, defronta o Beijing Guoan, no 'clássico' da quarta jornada.

Em 2015, o Guangzhou sagrou-se pentacampeão, após uma renhida luta frente ao Shanghai SIPG, conjunto orientado por Sven-Goran Eriksson, tendo vencido ainda a Liga dos Campeões asiática.

"Está a ser uma boa experiência", atirou o técnico brasileiro, à margem de uma conferência de imprensa no Estádio dos Trabalhadores, na zona oriental de Pequim.

No total, as 16 equipas que disputam a Superliga Chinesa de futebol investiram esta época cerca de 317 milhões de euros na contratação de jogadores estrangeiros, mais 92% do que gastaram na temporada interior.

O Guangzhou deu nas vistas ao comprar o ex-avançado do FC Porto Jackson Martínez, por 42 milhões de euros, aos espanhóis do Atlético de Madrid.

A contratação mais cara coube, no entanto, ao Jiangsu Suning, que pagou 50 milhões de euros pelo brasileiro Alex Teixeira.

A Superliga chinesa arrancou em março e decorre até outubro.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.