sicnot

Perfil

Desporto

Adam Johnson recorre da sentença de prissão por assédio sexual a menor

O futebolista internacional inglês Adam Johnson recorreu hoje da sentença de seis anos de prisão por assédio sexual a uma menor de 15 anos, anúncio feito nas redes sociais.

© Andrew Yates / Reuters

"Adam interpôs recurso contra a sua punição. Obrigado a todos pelo apoio, que significa muito", escreveu, na página do facebook que segue o seu caso, no seguimento da sentença decretada pelo tribunal de Bradford, a 24 de março.

Johnson, de 28 anos, com quem o Sunderland rescindiu contrato na sequência deste processo, tinha admitido a acusação de ter beijado a menor e de a ter assediado através da internet, mas negou as outras duas acusações de atividade sexual com a rapariga.

O tribunal acabou por ilibar o jogador, que também representou o Middlesbrough, Leeds, Watford e Manchester City, em relação à mais grave das acusações de atividade sexual com a menor.

Segundo a imprensa britânica, Johnson, que foi igualmente condenado a pagar 63.000 euros ao Estado, fez um pedido para ser transferido em breve da prisão em West Yorkshire, de forma a ficar mais perto da família.

Os encontros entre Johnson e a menor ocorreram a 17 e 30 de janeiro do ano passado, depois de o ex-jogador do Sunderland ter começado a trocar mensagens nas redes sociais com a jovem, que deu a conhecer ao ex-internacional a sua idade.

Numa declaração lida pela polícia, a menor -- que não foi identificada -- afirmou sentir-se "usada" por Johnson.

A 11 de fevereiro, o Sunderland, que lhe pagava 76.000 euros por semana após o atleta ter sido libertado sob fiança, anunciou a rescisão "com efeitos imediatos" do contrato com o futebolista internacional inglês, atitude igualmente seguida pela Adidas, que o patrocinava, na sequência da sua confissão.

O caso motivou a demissão da diretora-executiva, Margaret Byrne, que lamentou a forma como geriu o caso, nomeadamente considerando que "a decisão de permitir que continuasse a representar o clube foi um erro grave".

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.