sicnot

Perfil

Desporto

Benfica deu a volta por 5 vezes a derrotas fora por 1-0

O Benfica já conseguiu por cinco vezes ultrapassar eliminatórias europeias de futebol depois de perder fora por 1-0, cenário que acontece agora pela 12ª vez, frente ao Bayern Munique.

Há três anos, o Benfica selou um lugar na final da Liga Europa com um triunfo por 3-1 face aos turcos do Fenerbahçe

Há três anos, o Benfica selou um lugar na final da Liga Europa com um triunfo por 3-1 face aos turcos do Fenerbahçe

Armando Franca/AP

Um golo do chileno Arturo Vidal, logo aos dois minutos, escreveu o resultado no Allianz Arena, na semana passada, obrigando os encarnados a repetir o que conseguiram face a Feyenoord (1971/72), Malmö (1972/73 e 1980/81), Olympiakos (1983/84) e, mais recentemente, o Fenerbahçe (2012/13).

Nestas cinco ocasiões, de 11 iniciadas com desaires fora por 1-0, o Benfica virou as eliminatórias no Estádio da Luz, onde os encarnados tentam o primeiro apuramento para as meias-finais na era Champions.

Em 1971/72, nos quartos de final da Taça dos Campeões, os encarnados golearam em casa o Feyenoord por 5-1, com um hat-trick de Nené e um bis de Jordão, e, na época seguinte, bateram o Malmö por 4-1, num embate em que Eusébio marcou dois.

Oito anos volvidos, frente ao mesmo Malmö, dois golos de Nené colocaram o Benfica na segunda ronda da Taça das Taças, para, em 1983/84, serem Filipovic, Diamantino e Manniche a selar o apuramento para a segunda ronda da Taça dos Campeões Europeus, com um 3-0 ao Olympiakos.

Há três anos, o Benfica selou um lugar na final da Liga Europa, que viria a perder para o Chelsea, com um triunfo por 3-1 face aos turcos do Fenerbahçe.

Depois de um desaire em Istambul por 1-0, os então comandados de Jorge Jesus venceram em casa com um tento do argentino Gaitán (nove minutos) e dois do paraguaio Cardozo (35 e 66), depois do holandês Dirk Kuyt marcar de penálti (23).

Ao superar o conjunto da Turquia, a formação da Luz colocou um ponto final em quatro eliminações consecutivas após desaires fora por 1-0 na primeira mão.

O Benfica caiu face aos ingleses do Liverpool (1-4), em 1983/84, aos checoslovacos do Dukla de Praga (2-1), em 1985/86, aos italianos da Roma (0-1), em 1991/92, e aos franceses do Bastia (0-0), em 1997/98.

Antes, a formação da Luz já não tinha conseguido inverter dois 0-1, face aos holandeses do Ajax, em 1971/72 (0-0), e, de forma mais dolorosa, aos belgas Anderlecht, na final da Taça UEFA de 1982/83 (1-1).

Com Lusa

  • Gaitan em dúvida até perto da hora do jogo com o Bayern de Munique
    1:56

    Desporto

    Gaitan vai estar em dúvida até à hora do jogo de esta quarta-fiera, contra o Bayern de Munique.A garantia foi pelo treinador do Benfica, antes do encontro que pode colocar os encarnados nas meias finais da Liga dos Campeões. Para isso, os encarnados têm de reverter o resultado negativo de 1-0 trazido de Munique.

  • Bayern de Munique com ausências no jogo com o Benfica
    1:28

    Desporto

    O Bayern Munique chegou a Lisboa com algumas ausências. Benatia, Boateng, Badstuber e Robben não vão jogar contra o Benfica. Na antevisão do jogo, Pep Guardiola deixou claro que a equipa está bem preparada para o encontro com os encarnados. O Bayern chegou, na época passada, às meias finais depois de ter eliminado o FC Porto.

  • "O Benfica pode fazer história"
    1:09

    Tempo Extra

    Rui Santos diz que o Benfica pode fazer história, esta 4ª feira, frente ao Bayern Munique. O comentador da SIC fez a antevisão da 2ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, ontem à noite, no programa Tempo Extra, aqui na SIC Notícias.

  • Benfica procura reviravolta frente ao Bayern na Luz

    Desporto

    O Benfica procura hoje chegar pela primeira vez às meias-finais da atual Liga dos Campeões, precisa de dar a volta a uma desvantagem de 1-0 frente ao Bayern Munique, que nunca perdeu com os encarnados. Gaitan vai estar em duvida até à hora do jogo.

  • Nomeados para os Óscares são anunciados hoje

    Óscares 2017

    As nomeações para a 89ª. edição dos Óscares, os prémios da Academia norte-americana de cinema, são conhecidos esta terça-feira e pela primeira vez o anúncio será feito apenas via Internet. Para ver também aqui em direto, na SIC Notícias, a partir das 13:00.

    Aqui às 13:00

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • "Todo o mundo no voo estava a orar em voz alta"
    4:00
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.