sicnot

Perfil

Desporto

Benfica deu a volta por 5 vezes a derrotas fora por 1-0

O Benfica já conseguiu por cinco vezes ultrapassar eliminatórias europeias de futebol depois de perder fora por 1-0, cenário que acontece agora pela 12ª vez, frente ao Bayern Munique.

Há três anos, o Benfica selou um lugar na final da Liga Europa com um triunfo por 3-1 face aos turcos do Fenerbahçe

Há três anos, o Benfica selou um lugar na final da Liga Europa com um triunfo por 3-1 face aos turcos do Fenerbahçe

Armando Franca/AP

Um golo do chileno Arturo Vidal, logo aos dois minutos, escreveu o resultado no Allianz Arena, na semana passada, obrigando os encarnados a repetir o que conseguiram face a Feyenoord (1971/72), Malmö (1972/73 e 1980/81), Olympiakos (1983/84) e, mais recentemente, o Fenerbahçe (2012/13).

Nestas cinco ocasiões, de 11 iniciadas com desaires fora por 1-0, o Benfica virou as eliminatórias no Estádio da Luz, onde os encarnados tentam o primeiro apuramento para as meias-finais na era Champions.

Em 1971/72, nos quartos de final da Taça dos Campeões, os encarnados golearam em casa o Feyenoord por 5-1, com um hat-trick de Nené e um bis de Jordão, e, na época seguinte, bateram o Malmö por 4-1, num embate em que Eusébio marcou dois.

Oito anos volvidos, frente ao mesmo Malmö, dois golos de Nené colocaram o Benfica na segunda ronda da Taça das Taças, para, em 1983/84, serem Filipovic, Diamantino e Manniche a selar o apuramento para a segunda ronda da Taça dos Campeões Europeus, com um 3-0 ao Olympiakos.

Há três anos, o Benfica selou um lugar na final da Liga Europa, que viria a perder para o Chelsea, com um triunfo por 3-1 face aos turcos do Fenerbahçe.

Depois de um desaire em Istambul por 1-0, os então comandados de Jorge Jesus venceram em casa com um tento do argentino Gaitán (nove minutos) e dois do paraguaio Cardozo (35 e 66), depois do holandês Dirk Kuyt marcar de penálti (23).

Ao superar o conjunto da Turquia, a formação da Luz colocou um ponto final em quatro eliminações consecutivas após desaires fora por 1-0 na primeira mão.

O Benfica caiu face aos ingleses do Liverpool (1-4), em 1983/84, aos checoslovacos do Dukla de Praga (2-1), em 1985/86, aos italianos da Roma (0-1), em 1991/92, e aos franceses do Bastia (0-0), em 1997/98.

Antes, a formação da Luz já não tinha conseguido inverter dois 0-1, face aos holandeses do Ajax, em 1971/72 (0-0), e, de forma mais dolorosa, aos belgas Anderlecht, na final da Taça UEFA de 1982/83 (1-1).

Com Lusa

  • Gaitan em dúvida até perto da hora do jogo com o Bayern de Munique
    1:56

    Desporto

    Gaitan vai estar em dúvida até à hora do jogo de esta quarta-fiera, contra o Bayern de Munique.A garantia foi pelo treinador do Benfica, antes do encontro que pode colocar os encarnados nas meias finais da Liga dos Campeões. Para isso, os encarnados têm de reverter o resultado negativo de 1-0 trazido de Munique.

  • Bayern de Munique com ausências no jogo com o Benfica
    1:28

    Desporto

    O Bayern Munique chegou a Lisboa com algumas ausências. Benatia, Boateng, Badstuber e Robben não vão jogar contra o Benfica. Na antevisão do jogo, Pep Guardiola deixou claro que a equipa está bem preparada para o encontro com os encarnados. O Bayern chegou, na época passada, às meias finais depois de ter eliminado o FC Porto.

  • "O Benfica pode fazer história"
    1:09

    Tempo Extra

    Rui Santos diz que o Benfica pode fazer história, esta 4ª feira, frente ao Bayern Munique. O comentador da SIC fez a antevisão da 2ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, ontem à noite, no programa Tempo Extra, aqui na SIC Notícias.

  • Benfica procura reviravolta frente ao Bayern na Luz

    Desporto

    O Benfica procura hoje chegar pela primeira vez às meias-finais da atual Liga dos Campeões, precisa de dar a volta a uma desvantagem de 1-0 frente ao Bayern Munique, que nunca perdeu com os encarnados. Gaitan vai estar em duvida até à hora do jogo.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC

  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.