sicnot

Perfil

Desporto

Shakhtar-Sevilha e Villarreal-Liverpool nas meias-finais da Liga Europa

O Sevilha, vencedor das duas últimas edições, vai defrontar o Shakhtar Donetsk, que eliminou o Sporting de Braga, nas meias-finais da Liga Europa, enquanto o Liverpool encontra o Villarreal.

A formação da Andaluzia começa o ataque a uma terceira final consecutiva em Lviv, onde quinta-feira os 'arsenalistas' foram goleados por 4-0, caindo perante os ucranianos, que já haviam vencido em Braga por 2-1.

A eliminatória entre Villarreal e Liverpool começa em Espanha e fecha no 'mítico' Anfield Road, palco quinta-feira de uma sensacional recuperação dos 'reds', que venceram o Borussia Dortmund por 4-3 - depois de estarem a perder por 2-0 e 3-1 -, após o empate a um golo na Alemanha.

Caso consigam o apuramento, Sevilha e Villarreal podem protagonizar, quatro anos depois, uma nova final espanhola na Liga Europa -- em 2011/12, o Atlético de Madrid venceu o Athletic de Bilbau por 3-0, em Bucareste.

A formação em que alinham os portugueses Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço soma quatro vitórias na atual segunda prova da UEFA - 2005/06 e 2006/07, na então Taça UEFA, e 2013/14 e 2014/15 -, liderando o 'ranking'.

Entre os 'bis' do Sevilha, o Shakhtar Donetsk arrebatou a edição de 2008/09, ao vencer os alemães do Werder Bremen por 2-1, naquela que foi a última edição da Taça UEFA.

Por seu lado, o Liverpool, de Tiago Ilori e João Carlos Teixeira, venceu três vezes (1972/73, 1975/76 e 2000/2001), sendo que, mais recentemente, ganhou a 'Champions' (2004/05), isto sem vencer a Primeira Liga inglesa, que lhe escapa a mais de um quarto de século -- desde 1989/90.

Os encontros das meias-finais realizam-se a 28 de abril (primeira mão) e 05 de maio (segunda mão), enquanto a final está marcada para 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Programa das meias-finais

Primeira mão

Quinta-feira, 28 de abril

Shakhtar Donetsk, Ucr - Sevilha, Esp.

Villarreal, Esp - Liverpool, Ing.

Segunda mão

Quinta-feira, 05 de maio

Sevilha, Esp - Shakhtar Donetsk, Ucr.

Liverpool, Ing - Villarreal, Esp.

A final realiza-se a 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.