sicnot

Perfil

Desporto

Shakhtar-Sevilha e Villarreal-Liverpool nas meias-finais da Liga Europa

O Sevilha, vencedor das duas últimas edições, vai defrontar o Shakhtar Donetsk, que eliminou o Sporting de Braga, nas meias-finais da Liga Europa, enquanto o Liverpool encontra o Villarreal.

A formação da Andaluzia começa o ataque a uma terceira final consecutiva em Lviv, onde quinta-feira os 'arsenalistas' foram goleados por 4-0, caindo perante os ucranianos, que já haviam vencido em Braga por 2-1.

A eliminatória entre Villarreal e Liverpool começa em Espanha e fecha no 'mítico' Anfield Road, palco quinta-feira de uma sensacional recuperação dos 'reds', que venceram o Borussia Dortmund por 4-3 - depois de estarem a perder por 2-0 e 3-1 -, após o empate a um golo na Alemanha.

Caso consigam o apuramento, Sevilha e Villarreal podem protagonizar, quatro anos depois, uma nova final espanhola na Liga Europa -- em 2011/12, o Atlético de Madrid venceu o Athletic de Bilbau por 3-0, em Bucareste.

A formação em que alinham os portugueses Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço soma quatro vitórias na atual segunda prova da UEFA - 2005/06 e 2006/07, na então Taça UEFA, e 2013/14 e 2014/15 -, liderando o 'ranking'.

Entre os 'bis' do Sevilha, o Shakhtar Donetsk arrebatou a edição de 2008/09, ao vencer os alemães do Werder Bremen por 2-1, naquela que foi a última edição da Taça UEFA.

Por seu lado, o Liverpool, de Tiago Ilori e João Carlos Teixeira, venceu três vezes (1972/73, 1975/76 e 2000/2001), sendo que, mais recentemente, ganhou a 'Champions' (2004/05), isto sem vencer a Primeira Liga inglesa, que lhe escapa a mais de um quarto de século -- desde 1989/90.

Os encontros das meias-finais realizam-se a 28 de abril (primeira mão) e 05 de maio (segunda mão), enquanto a final está marcada para 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Programa das meias-finais

Primeira mão

Quinta-feira, 28 de abril

Shakhtar Donetsk, Ucr - Sevilha, Esp.

Villarreal, Esp - Liverpool, Ing.

Segunda mão

Quinta-feira, 05 de maio

Sevilha, Esp - Shakhtar Donetsk, Ucr.

Liverpool, Ing - Villarreal, Esp.

A final realiza-se a 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.