sicnot

Perfil

Desporto

Shakhtar-Sevilha e Villarreal-Liverpool nas meias-finais da Liga Europa

O Sevilha, vencedor das duas últimas edições, vai defrontar o Shakhtar Donetsk, que eliminou o Sporting de Braga, nas meias-finais da Liga Europa, enquanto o Liverpool encontra o Villarreal.

A formação da Andaluzia começa o ataque a uma terceira final consecutiva em Lviv, onde quinta-feira os 'arsenalistas' foram goleados por 4-0, caindo perante os ucranianos, que já haviam vencido em Braga por 2-1.

A eliminatória entre Villarreal e Liverpool começa em Espanha e fecha no 'mítico' Anfield Road, palco quinta-feira de uma sensacional recuperação dos 'reds', que venceram o Borussia Dortmund por 4-3 - depois de estarem a perder por 2-0 e 3-1 -, após o empate a um golo na Alemanha.

Caso consigam o apuramento, Sevilha e Villarreal podem protagonizar, quatro anos depois, uma nova final espanhola na Liga Europa -- em 2011/12, o Atlético de Madrid venceu o Athletic de Bilbau por 3-0, em Bucareste.

A formação em que alinham os portugueses Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço soma quatro vitórias na atual segunda prova da UEFA - 2005/06 e 2006/07, na então Taça UEFA, e 2013/14 e 2014/15 -, liderando o 'ranking'.

Entre os 'bis' do Sevilha, o Shakhtar Donetsk arrebatou a edição de 2008/09, ao vencer os alemães do Werder Bremen por 2-1, naquela que foi a última edição da Taça UEFA.

Por seu lado, o Liverpool, de Tiago Ilori e João Carlos Teixeira, venceu três vezes (1972/73, 1975/76 e 2000/2001), sendo que, mais recentemente, ganhou a 'Champions' (2004/05), isto sem vencer a Primeira Liga inglesa, que lhe escapa a mais de um quarto de século -- desde 1989/90.

Os encontros das meias-finais realizam-se a 28 de abril (primeira mão) e 05 de maio (segunda mão), enquanto a final está marcada para 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Programa das meias-finais

Primeira mão

Quinta-feira, 28 de abril

Shakhtar Donetsk, Ucr - Sevilha, Esp.

Villarreal, Esp - Liverpool, Ing.

Segunda mão

Quinta-feira, 05 de maio

Sevilha, Esp - Shakhtar Donetsk, Ucr.

Liverpool, Ing - Villarreal, Esp.

A final realiza-se a 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47