sicnot

Perfil

Desporto

Shakhtar-Sevilha e Villarreal-Liverpool nas meias-finais da Liga Europa

O Sevilha, vencedor das duas últimas edições, vai defrontar o Shakhtar Donetsk, que eliminou o Sporting de Braga, nas meias-finais da Liga Europa, enquanto o Liverpool encontra o Villarreal.

A formação da Andaluzia começa o ataque a uma terceira final consecutiva em Lviv, onde quinta-feira os 'arsenalistas' foram goleados por 4-0, caindo perante os ucranianos, que já haviam vencido em Braga por 2-1.

A eliminatória entre Villarreal e Liverpool começa em Espanha e fecha no 'mítico' Anfield Road, palco quinta-feira de uma sensacional recuperação dos 'reds', que venceram o Borussia Dortmund por 4-3 - depois de estarem a perder por 2-0 e 3-1 -, após o empate a um golo na Alemanha.

Caso consigam o apuramento, Sevilha e Villarreal podem protagonizar, quatro anos depois, uma nova final espanhola na Liga Europa -- em 2011/12, o Atlético de Madrid venceu o Athletic de Bilbau por 3-0, em Bucareste.

A formação em que alinham os portugueses Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço soma quatro vitórias na atual segunda prova da UEFA - 2005/06 e 2006/07, na então Taça UEFA, e 2013/14 e 2014/15 -, liderando o 'ranking'.

Entre os 'bis' do Sevilha, o Shakhtar Donetsk arrebatou a edição de 2008/09, ao vencer os alemães do Werder Bremen por 2-1, naquela que foi a última edição da Taça UEFA.

Por seu lado, o Liverpool, de Tiago Ilori e João Carlos Teixeira, venceu três vezes (1972/73, 1975/76 e 2000/2001), sendo que, mais recentemente, ganhou a 'Champions' (2004/05), isto sem vencer a Primeira Liga inglesa, que lhe escapa a mais de um quarto de século -- desde 1989/90.

Os encontros das meias-finais realizam-se a 28 de abril (primeira mão) e 05 de maio (segunda mão), enquanto a final está marcada para 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Programa das meias-finais

Primeira mão

Quinta-feira, 28 de abril

Shakhtar Donetsk, Ucr - Sevilha, Esp.

Villarreal, Esp - Liverpool, Ing.

Segunda mão

Quinta-feira, 05 de maio

Sevilha, Esp - Shakhtar Donetsk, Ucr.

Liverpool, Ing - Villarreal, Esp.

A final realiza-se a 18 de maio, no St. Jakob-Park, em Basileia, na Suíça.

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.