sicnot

Perfil

Desporto

Scolari acredita que a Superliga chinesa será "uma das melhores do mundo"

O treinador do Guangzhou Evergrande, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, disse estar confiante de que a Superliga chinesa de futebol vai converter-se "numa das melhores competições do mundo" nos próximos anos.

© Dominic Ebenbichler / Reuters

Em entrevista ao jornal britânico The Sun, o antigo selecionador de Portugal e do Brasil e atual técnico dos pentacampeões chineses disse "estar muito feliz" na China, um país com "uma cultura diferente e um estilo de vida diverso".

"Sei que o Presidente do país [Xi Jinping] está motivado e apoia o futebol", assinalou.

No total, as 16 equipas que disputam a Superliga Chinesa de futebol investiram esta época cerca de 317 milhões de euros na contratação de jogadores estrangeiros, mais 92% do que gastaram na temporada interior.

No passado dia 08 de abril, o técnico brasileiro referiu à agência Lusa que a atual edição do campeonato chinês "será a mais disputada de sempre", face à "qualidade das contratações e evolução dos jogadores chineses".

"Este ano, teremos no mínimo seis equipas a disputar o título até ao final e mais quatro que deverão surpreender", afirmou, à margem de uma conferência de imprensa no Estádio dos Trabalhadores, na zona oriental de Pequim.

Em 2015, o Guangzhou sagrou-se pentacampeão, após uma renhida luta frente ao Shanghai SIPG, conjunto orientado por Sven-Goran Eriksson, tendo vencido ainda a Liga dos Campeões asiática.

Na entrevista ao The Sun, Scolari, que comandou o Chelsea entre julho de 2008 e fevereiro de 2009, advertiu também o italiano Antonio Conte, recém-contratado para orientar o conjunto inglês nas próximas três temporadas, que não há preparação possível para treinar os 'blues', nem para trabalhar na Liga inglesa.

"Podes ganhar o Mundial e o Campeonato da Europa e ser o melhor treinador do planeta, mas nada te prepara para um trabalho como o de dirigir o Chelsea", afirmou.

"Quando vês que um técnico tão sucedido e inteligente como [José] Mourinho é despedido por duas ocasiões dás-te conta do quão complicado é", concluiu Scolari.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.