sicnot

Perfil

Desporto

UEFA adota tecnologia da linha de golo no Euro2016

A UEFA escolheu a tecnologia da linha de golo desenvolvida pela empresa Hawk-Eye para equipar os dez estádios do Euro2016, em França, anunciou hoje o organismo que gere o futebol europeu.

© Benoit Tessier / Reuters

A UEFA autorizou em janeiro a utilização da tecnologia da linha de golo que já tinha sido introduzida em 2012 pela FIFA, seguida por quatro dos principais campeonatos europeus, nomeadamente Inglaterra, Itália, Alemanha e França.

Esta tecnologia permite verificar, através de câmaras, se a bola realmente cruzou a linha de golo, ajuda que complementa o trabalho da equipa de arbitragem de cinco elementos já usada pela UEFA.

"A tecnologia da linha de golo e os árbitros ao lado da baliza complementam-se perfeitamente", disse Pierluigi Collina, responsável dos árbitros da UEFA.

A tecnologia desenvolvida pela Hawk-Eye também será usada na próxima Supertaça europeia, entre os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa, e nas próximas épocas da Liga dos Campeões, acrescentou a UEFA.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.