sicnot

Perfil

Desporto

Governo francês vai propor prolongamento do estado de emergência até Euro 2016

O Governo francês vai propor ao parlamento prolongar por dois meses o estado de emergência instaurado após os atentados de 13 de novembro, de modo a cobrir o período do Euro2016, anunciou hoje o primeiro-ministro, Manuel Valls.

© Charles Platiau / Reuters

Este regime de exceção, decretado após os atentados terroristas em Paris, já tinha sido prolongado em fevereiro por três meses, até 26 de maio.

O Governo quer agora estendê-lo até ao fim de julho de modo a abranger o Campeonato Europeu de Futebol de 2016, que se realiza em França de 10 de junho a 10 de julho.

"O estado de emergência não pode ser permanente, mas devemos garantir plenamente a segurança dos grandes acontecimentos", disse Valls à emissora France Info, referindo-se ao campeonato de futebol e também ao Tour de França, igualmente em julho.

O primeiro-ministro francês sublinhou que o Euro2016 "deve celebrar-se com toda a segurança e ao mesmo tempo ser uma festa, com os estádios e as zonas para fãs cheios".

O chefe do Governo francês assinalou que o titular da pasta da Administração Interna, Bernard Cazeneuve, apresentará a medida hoje no Conselho de Ministros, que será transmitida em seguida ao Conselho de Estado, a instância administrativa máxima de França, e por fim ao parlamento para ser votada.

O estado de emergência, que reforça as medidas de segurança, foi decretado após os atentados de novembro em Paris em que 130 pessoas morreram e 300 ficaram feridas.

Os dois anteriores prolongamentos foram criticados por organismos como o Conselho da Europa, que considera que este dispositivo teve efeitos concretos "relativamente limitados" na luta contra o terrorismo, mas restringiu "fortemente" o exercício das liberdades fundamentais.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil de empatar com a Costa Rica já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.