sicnot

Perfil

Desporto

Rui Barreiro continua no Conselho Leonino e admite candidatar-se à presidência

O membro do Conselho Leonino (CL), Rui Barreiro, decidiu permanecer naquele órgão até entender que o deve fazer e não exclui a possibilidade de se candidatar à presidência do Sporting no próximo ato eleitoral em 2017.

SIC

"Como sou teimoso e não gosto de ser empurrado, vou continuar no CL até achar que não devo", disse Rui Barreiro à agência Lusa, acrescentando que não voltará a pronunciar-se sobre este assunto enquanto o campeonato não terminar.

A intenção de Rui Barreiro, que tem sido um crítico assumido da gestão de Bruno de Carvalho, é "continuar como membro do Conselho Leonino até final do mandato", depois de ter sido "convidado" a sair pelo próprio pé na reunião de terça-feira pelos outros conselheiros.

Rui Barreiro lembrou o desafio que endereçou a Bruno de Carvalho na última assembleia geral do clube para aceitar um debate público, desafio esse que mantém de pé: "O presidente admitiu encarar esse debate, pelo que continuo à espera que o assuma. Ele já revelou que se vai recandidatar à presidência, enquanto eu ainda não decidi se serei ou não candidato".

O rosto da oposição a Bruno de Carvalho admite essa possibilidade de assumir uma candidatura.

"Todos os cenários são possíveis. Nunca pensei nesta altura da vida candidatar-me, mas, face às posições que tenho tomado e às pressões que tenho tido por parte de muitas pessoas nesse sentido, não excluo essa possibilidade. Digo que é cedo para decidir, não por uma questão tática. Dependerá da equipa que for capaz de formar e de haver condições para avançar", afirmou.

Em relação à tentativa do CL proceder à sua exoneração ou cessação de funções, como constava de um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião de terça-feira, o qual seria, no decorrer dos mesmos, alterado com um convite para que saísse por sua iniciativa, Rui Barreiro considera que a mesma, a concretizar-se, "seria de natureza jurídico-legal muito controversa".

"Um membro de um órgão social só pode ser demitido numa assembleia geral. É a minha leitura dos estatutos e de vários juristas com quem falei", disse Rui Barreiro, lembrando que não foi apresentada na reunião nenhuma proposta formal para a sua exoneração, mas apenas oral, e mesmo essa retirada posteriormente.

Lusa

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.