sicnot

Perfil

Desporto

Rui Barreiro continua no Conselho Leonino e admite candidatar-se à presidência

O membro do Conselho Leonino (CL), Rui Barreiro, decidiu permanecer naquele órgão até entender que o deve fazer e não exclui a possibilidade de se candidatar à presidência do Sporting no próximo ato eleitoral em 2017.

SIC

"Como sou teimoso e não gosto de ser empurrado, vou continuar no CL até achar que não devo", disse Rui Barreiro à agência Lusa, acrescentando que não voltará a pronunciar-se sobre este assunto enquanto o campeonato não terminar.

A intenção de Rui Barreiro, que tem sido um crítico assumido da gestão de Bruno de Carvalho, é "continuar como membro do Conselho Leonino até final do mandato", depois de ter sido "convidado" a sair pelo próprio pé na reunião de terça-feira pelos outros conselheiros.

Rui Barreiro lembrou o desafio que endereçou a Bruno de Carvalho na última assembleia geral do clube para aceitar um debate público, desafio esse que mantém de pé: "O presidente admitiu encarar esse debate, pelo que continuo à espera que o assuma. Ele já revelou que se vai recandidatar à presidência, enquanto eu ainda não decidi se serei ou não candidato".

O rosto da oposição a Bruno de Carvalho admite essa possibilidade de assumir uma candidatura.

"Todos os cenários são possíveis. Nunca pensei nesta altura da vida candidatar-me, mas, face às posições que tenho tomado e às pressões que tenho tido por parte de muitas pessoas nesse sentido, não excluo essa possibilidade. Digo que é cedo para decidir, não por uma questão tática. Dependerá da equipa que for capaz de formar e de haver condições para avançar", afirmou.

Em relação à tentativa do CL proceder à sua exoneração ou cessação de funções, como constava de um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião de terça-feira, o qual seria, no decorrer dos mesmos, alterado com um convite para que saísse por sua iniciativa, Rui Barreiro considera que a mesma, a concretizar-se, "seria de natureza jurídico-legal muito controversa".

"Um membro de um órgão social só pode ser demitido numa assembleia geral. É a minha leitura dos estatutos e de vários juristas com quem falei", disse Rui Barreiro, lembrando que não foi apresentada na reunião nenhuma proposta formal para a sua exoneração, mas apenas oral, e mesmo essa retirada posteriormente.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.