sicnot

Perfil

Desporto

Blatter diz que está de consciência tranquila

O ex-presidente da FIFA Joseph Blatter assegurou hoje que tem a consciência tranquila e que não cometeu "nenhum delito" enquanto principal responsável pelo organismo máximo do futebol mundial, a que presidiu de 1998 a 2015.

© Arnd Wiegmann / Reuters

"Não cometi nenhum delito. Convivo perfeitamente com tudo isto porque estou de consciência tranquila", assinalou, na apresentação da sua biografia, intitulada "Sepp Blatter. Missão e paixão pelo futebol".

Joseph Blatter foi inicialmente suspenso na liderança da FIFA pelo Comité de Ética da organização em outubro do ano passado, na sequência do escândalo de corrupção que abalou a instituição, tendo sido depois suspenso por seis anos de todas as atividades ligadas ao futebol pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), sanção de que recorreu.

Blatter, de 79 anos, e Michel Platini, presidente da UEFA, foram punidos a 21 de dezembro último por causa de um pagamento por parte do primeiro ao segundo de 1,8 milhões de euros por um alegado trabalho de conselheiro acordado em 2002, sem contrato escrito.

A FIFA entendeu que o acordo firmado entre os dois dirigentes "não tem base legal" e sancionou por isso ambos em igual medida.

"Sofri, mas não sofro mais", afirmou Blatter, comentando que "a paixão de Cristo também era sofrimento".

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC