sicnot

Perfil

Desporto

Fernando Santos com poucas dúvidas nos convocados para o Euro2016

O selecionador português, Fernando Santos, afirmou esta quinta-feira que já não tem muitas dúvidas nos 23 futebolistas que vai convocar para a fase final do Euro2016 e considerou que será um "erro tremendo" pensar em facilidades no Grupo F.

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Em França, Portugal vai defrontar a Islândia, Hungria e Áustria, adversários com pouca experiência em fase finais de grandes competições, sobretudo os islandeses, que vão viver a sua estreia em Europeus.

"Será um erro tremendo pensar que é um grupo fácil. A Islândia cresceu muito e deixou de fora a Holanda. A Áustria evoluiu muito e tem jogadores que boa qualidade. A Hungria tem um enorme espirito de luta. Se pensarmos que vamos ter facilidades, então vamos ter dissabores de certeza. É grupo difícil, mas Portugal tem condições para passar", afirmou Fernando Santos.

Em entrevista à SportTV, o selecionador nacional confessou que recebeu "com tristeza" a notícia das lesões de Fábio Coentrão e Danny, dois jogadores "que queriam ir muito ao Campeonato da Europa", e revelou que tem praticamente decidido a lista final dos 23 convocados.

"Já me restam poucas dúvidas. Há a questão do João Moutinho e do Tiago, que recuperam de lesão, mas Portugal tem soluções", referiu.

Fernando Santos enalteceu mesmo a importância do médio do Atlético Madrid na equipa, um jogador que é "fantástico estrategicamente e na leitura de jogo", e também apontou o nome de Raphael Guerreiro, lateral do Lorient, como a maior surpresa.

"Desde que sou selecionador, todos os jogadores me surpreenderam pela positiva. Todos mostraram uma grande vontade e uma grande entrega. Se calhar, por ser aquele que era mais desconhecido para mim, o Raphael Guerreiro foi o que me surpreendeu mais e logo no primeiro treino que fez", disse.

Questionado sobre a lesão de Cristiano Ronaldo, que na quarta-feira saiu 'tocado' do encontro com o Villarreal, o técnico de 61 anos avançou que o avançado do Real Madrid está a fazer exames.

"Tive o cuidado de me inteirar da condição do Ronaldo. As informações que tenho é que a probabilidade de ser uma coisa muito grave é curta, felizmente", explicou.

Fernando Santos voltou a referir que Portugal tem o objetivo de conquistar o Euro2016, embora integre o lote das seleções favoritas.

"Alemanha, Espanha e França são, para mim, os favoritos. Depois há quatro, cinco, seis equipas que têm ambições legítimas de querer vencer o Europeu e Portugal está nesse grupo", reafirmou.

O selecionador nacional anuncia a lista dos 23 convocados a 17 de maio e no dia 23 terá inicio o estágio de preparação para a fase final do Euro2016, que vai decorrer de 10 de junho a 10 de julho, em França.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Então as pessoas arriscavam as poupanças de uma vida, sabendo que os produtos não eram seguros?"
    0:45
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.