sicnot

Perfil

Desporto

Treinador da Académica diz que é preciso sofrer para ganhar ao FC Porto

O treinador da Académica, Filipe Gouveia, disse hoje que a sua equipa vai ter de saber sofrer para ganhar na receção ao FC Porto, no sábado, em jogo da 31.ª jornada da I Liga de futebol.

"Cada jogo é um jogo e eu acredito piamente que podemos ganhar ao Porto. Vamos ter de saber sofrer, de ser guerreiros, como temos sido até aqui, e ter a ajuda do nosso público, que na última jornada, em Belém, nos ajudou em 90% a conquistar aquele ponto", referiu o técnico.

Filipe Gouveia, que falava na conferência de imprensa de antevisão à partida, disse que espera um adversário "forte, igual a si próprio, com jogadores de muita qualidade".

"Tiveram três jogos menos conseguidos, mas estou à espera de um Porto forte como esteve no último jogo frente ao Nacional", sublinhou o timoneiro academista, que pretende ver a sua equipa, penúltima da Liga, a "jogar o jogo pelo jogo", embora com "cautelas defensivas, como é normal".

Salientando que aparentemente só a vitória interessa, o treinador considera que, com o desenrolar do encontro, um ponto pode ser "saboroso, dependendo do resultado dos nossos adversários diretos [Boavista e o União da Madeira]", que estão a dois pontos de distância.

"Temos as nossas armas e vamos explorar os pontos fracos do FC Porto e aproveitar as fases do jogo em que vamos estar por cima para tentarmos marcar e sermos consistentes os 90 minutos", referiu Filipe Gouveia.

A 'briosa', que vem de um empate fora de casa com o Belenenses (1-1), encontra-se em posição de descida, com 24 pontos, menos dois do que o Boavista e União da Madeira, que se encontram nos lugares imediatamente a seguir, fora da zona de despromoção.

A Académica, 17.ª e penúltima classificada, com 24 pontos, e o FC Porto, terceiro do campeonato, com 64, defrontam-se no sábado, a partir das 16:15, no Estádio Cidade de Coimbra, com arbitragem de Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.

Lusa

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28