sicnot

Perfil

Desporto

Barcelona goleia Gijón e segura liderança em Espanha

O FC Barcelona segurou hoje a liderança da Liga espanhola de futebol, ao receber e golear o Sporting de Gijón por 6-0, com quatro golos do uruguaio Luis Suárez, em encontro da 35.ª jornada.

© Albert Gea / Reuters

Após os triunfos tangenciais de Atlético de Madrid (1-0 ao Málaga) e Real Madrid (3-2 no reduto do Rayo Vallecano), o Barça respondeu com nova goleada, continuando na frente, com 82 pontos, os mesmos dos colchoneros e mais um do que os 'merengues'.

Suárez, que havia conseguido um póquer a meio da semana, na Corunha (8-0), voltou a marcar quatro, aos 63, 74, 77 e 88 minutos, o segundo e o terceiro de penálti.

O uruguaio ascendeu à liderança dos melhores marcadores da prova e da Bota de Ouro, somando mais três do que o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), hoje ausente, e do que o brasileiro Jonas (Benfica), que entra em ação no domingo.

O argentino Lionel Messi, aos 12 minutos, e o brasileiro Neymar, aos 86, no terceiro penálti da noite a favor dos catalães, apontaram os outros tentos.

Os seis golos de diferença escondem, porém, uma exibição intermitente do Barça que sofreu muito na primeira hora, até conseguir chegar ao segundo golo.

No Vicente Calderón, um golo solitário do suplente argentino Ángel Correa, aos 62 minutos, selou mais um triunfo pela margem mínima dos colchoneros, perante um Málaga que contou com o internacional português Ricardo Horta até aos 59.

O Atlético de Madrid manteve-se em igualdade pontual com o Barça e um ponto à frente do Real Madrid, que venceu no reduto do Rayo Vallecano por 3-2, depois de estar a perder por 2-0.

Na ausência de Cristiano Ronaldo, lesionado, o galês Gareth Bale foi a grande figura do encontro, ao marcar dois golos, incluindo o da vitória, aos 81 minutos, depois de uma preciosa assistência do jogador local Adri Embarba.

Bale também marcou aos 35 minutos, enquanto Luzas Vázquez apontou o segundo dos merengues, aos 52, 11 depois de substituir o francês Karim Benzema, que saiu lesionado.

Pela equipa da casa, que contou com 90 minutos com o português Bebé, marcaram Adri Embarba, aos sete minutos, e o venezuelano Nicólas Fedor, aos 14.

O Rayo Vallecano manteve-se com 35 pontos, no 16.º lugar, mas os seus perseguidores ainda não jogaram.

Lusa

  • Passos explica porque se sentiu irritado com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o Presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas de que foi alvo.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.