sicnot

Perfil

Desporto

Barcelona goleia Gijón e segura liderança em Espanha

O FC Barcelona segurou hoje a liderança da Liga espanhola de futebol, ao receber e golear o Sporting de Gijón por 6-0, com quatro golos do uruguaio Luis Suárez, em encontro da 35.ª jornada.

© Albert Gea / Reuters

Após os triunfos tangenciais de Atlético de Madrid (1-0 ao Málaga) e Real Madrid (3-2 no reduto do Rayo Vallecano), o Barça respondeu com nova goleada, continuando na frente, com 82 pontos, os mesmos dos colchoneros e mais um do que os 'merengues'.

Suárez, que havia conseguido um póquer a meio da semana, na Corunha (8-0), voltou a marcar quatro, aos 63, 74, 77 e 88 minutos, o segundo e o terceiro de penálti.

O uruguaio ascendeu à liderança dos melhores marcadores da prova e da Bota de Ouro, somando mais três do que o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), hoje ausente, e do que o brasileiro Jonas (Benfica), que entra em ação no domingo.

O argentino Lionel Messi, aos 12 minutos, e o brasileiro Neymar, aos 86, no terceiro penálti da noite a favor dos catalães, apontaram os outros tentos.

Os seis golos de diferença escondem, porém, uma exibição intermitente do Barça que sofreu muito na primeira hora, até conseguir chegar ao segundo golo.

No Vicente Calderón, um golo solitário do suplente argentino Ángel Correa, aos 62 minutos, selou mais um triunfo pela margem mínima dos colchoneros, perante um Málaga que contou com o internacional português Ricardo Horta até aos 59.

O Atlético de Madrid manteve-se em igualdade pontual com o Barça e um ponto à frente do Real Madrid, que venceu no reduto do Rayo Vallecano por 3-2, depois de estar a perder por 2-0.

Na ausência de Cristiano Ronaldo, lesionado, o galês Gareth Bale foi a grande figura do encontro, ao marcar dois golos, incluindo o da vitória, aos 81 minutos, depois de uma preciosa assistência do jogador local Adri Embarba.

Bale também marcou aos 35 minutos, enquanto Luzas Vázquez apontou o segundo dos merengues, aos 52, 11 depois de substituir o francês Karim Benzema, que saiu lesionado.

Pela equipa da casa, que contou com 90 minutos com o português Bebé, marcaram Adri Embarba, aos sete minutos, e o venezuelano Nicólas Fedor, aos 14.

O Rayo Vallecano manteve-se com 35 pontos, no 16.º lugar, mas os seus perseguidores ainda não jogaram.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.