sicnot

Perfil

Desporto

Juventus sagra-se pentacampeã italiana de futebol

A Juventus sagrou-se hoje pentacampeã italiana de futebol, face ao desaire sofrido pelo Nápoles, segundo classificado, no reduto da Roma (0-1), na 35.ª jornada da 'Serie A'.

© Stefano Rellandini / Reuters

A três jornadas do final, a 'Juve', que repetiu os cinco títulos conquistados entre 1930/31 e 1934/35, passou a contar 85 pontos, contra 73 dos napolitanos, derrotados por um tento do belga Radja Nainggolan, aos 89 minutos.

No historial da prova, a formação de Turim consolidou ainda mais a liderança, ostentando agora 32 troféus, contra os 18 de Inter de Milão e AC Milan.

Roma vence Nápoles e entrega 'penta' à Juventus

A Roma venceu hoje o Nápoles, por 1-0, em jogo referente à 35.ª jornada da Liga italiana de futebol, permitindo à Juventus festejar a conquista do 'penta' campeonato.

O belga Radja Nainggolan, aos 89 minutos, foi o autor do golo da Roma, que além de 'entregar' a conquista do campeonato à Juventus, com três jornadas por disputar, reentra na luta pelo segundo lugar do.

Com esta vitória, a Roma, que ocupa a terceira posição, encurtou para apenas dois pontos a diferença que a separa do segundo lugar ocupado pelo Nápoles, numa altura em que faltam ainda disputar três jornadas.

Numa partida marcada pelo equilíbrio, pertenceram aos napolitanos as melhores oportunidades de golo, com destaque para as três tentativas do belga Dries Mertens, através de remates de longe, que falharam, contudo, no que toca a pontaria.

A Roma foi obrigada a operar cedo duas substituições por lesão, tendo o grego Konstantinos Manolas, aos 21 minutos, e Alessandro Florenzi, aos 46, cedido os seus lugares ao bósnio Ervin Zukanovic e ao brasileiro Maicon, respetivamente.

Maicon trouxe alguma dinâmica ao lado direito da Roma, com sucessivos cruzamentos para a área do Nápoles, mas foi também o experiente jogador brasileiro que permitiu, aos 72 minutos, uma oportunidade flagrante de golo para o Nápoles, resolvida a custo pelo guarda-redes polaco Szcsesny.

Aos 83 minutos, o Nápoles dispôs de nova oportunidade para chegar ao golo, após uma intervenção deficiente de Szcsesny, apertado pelo argentino Gonzalo Higuaín.

Valeu na altura a intervenção de risco do alemão António Rüdigen que, antecipando-se ao eslovaco Marek Hamsik, que 'enchia o pé' em posição frontal dentro da área da Roma, cedeu canto.

Com o encontro a caminhar para o seu termo e numa altura em que o 'imperador' Francesco Totti já se encontrava em campo, a Roma chegou ao golo pelo belga Radja Nainggolan, aos 89 minutos, que deu o melhor seguimento a uma jornada coletiva ao primeiro toque.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".