sicnot

Perfil

Desporto

Novo logótipo dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 revelado

A organização dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 revelou hoje o novo logótipo da competição, oito meses após ter sido obrigada a abdicar do antigo símbolo, devido à acusação de plágio que recaiu sobre o autor, o japonês Kenjiro Sano.

KIMIMASA MAYAMA

O novo logótipo, escolhido entre uma lista final de quatro propostas, apresenta uma forma circular, com um padrão xadrez tradicional japonês, alega representar os diferentes países que vão disputar o maior evento desportivo mundial, culturas e formas de pensar.

O logótipo olímpico inicial de Tóquio2020, desenhado por Kenjiro Sano, ficou rodeado em polémica poucos dias antes da sua apresentação oficial, quando o belga Olivier Debie acusou o desenho de ser plagiado.

Debie disse que o logótipo nipónico é demasiado semelhante ao que criou em 2013 para o teatro de Liège, razão pela qual chegou mesmo a apresentar uma queixa perante a justiça belga, acusando Sano de plágio.

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47