sicnot

Perfil

Desporto

Antiga esquiadora croata assume cargo de ministra-adjunta do Desporto

A antiga esquiadora croata Janica Kostelic, detentora de cinco títulos mundiais e quatro olímpicos, anunciou hoje ter aceitado o cargo de ministra-adjunta do Desporto do seu país e manifestou o desejo de "aproximar o desporto de todos".

© Nikola Solic / Reuters

"Aceitei este desafio porque, depois da minha carreira desportiva, quero contribuir de outras formas para o desporto croata, nomeadamente no que diz respeito ao desporto jovem", referiu a antiga esquiadora num comunicado divulgado pela agência noticiosa Hina.

Janica Kostelic, de 34 anos, acrescentou que quer "devolver à Croácia" tudo aquilo que o país fez por ela.

Kostelic, que em 2005, dois anos antes de abandonar a competição, foi considerada pelo canal televisivo Eurosport a melhor desportista do ano, vai integrar o governo conservador liderado por Tihomir Oreskovic.

Janica Kostelic é a única mulher a conquistar quatro medalhas de ouro no esqui alpino em Jogos Olímpicos de Inverno e a única a conseguir três medalhas de numa só edição da competição.

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.