sicnot

Perfil

Desporto

Blatter não vai ao Rio de Janeiro para aos 100 anos de Havelange

O ex-presidente da FIFA Joseph Blatter não vai deslocar-se ao Rio de Janeiro para o aniversário do seu antecessor, o brasileiro João Havelange, que festeja 100 anos a 08 de maio, anunciou o suíço.

© Reuters Photographer / Reuter

"Não estarei no Rio para os 100 anos de João Havelange. Walter Gagg vai representar a FIFA", escreveu Blatter numa mensagem de correio eletrónico enviada à AFP.

Gagg, de 73 anos, antigo jogador suíço e atual diretor da FIFA, entrou na Federação Internacional de Futebol em 1982 e trabalhou durante bastante tempo com Havelange, que presidiu ao organismo entre 1974 e 1998, ano em que Blatter lhe sucedeu.

"Serei o único representante da FIFA", afirmou Gagg, acrescentando que terá "a missão do presidente Gianni Infantino de estar nas festividades do antigo presidente João Havelange".

"O presidente Infantino e os outros membros estarão na mesma altura no México para o congresso da FIFA", sublinhou Gagg, também num e-mail enviado à AFP.

O 66.º congresso da FIFA, antecedido de uma reunião do Comité Executivo, realiza-se a 12 e 13 de maio.

Antigo nadador olímpico, João Havelange foi envolvido no escândalo ligado à falência da sociedade de marketing ISL, que habitualmente negociava os direitos de televisão das competições da FIFA. A investigação mostrou que Havelange recebeu milhões de dólares em comissões, tal como o seu genro, Ricardo Teixeira, antigo presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Teixeira é atualmente perseguido pela justiça americana, no âmbito do escândalo de corrupção que visa antigos responsáveis do futebol internacional.

Lusa

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa