sicnot

Perfil

Desporto

Blatter não vai ao Rio de Janeiro para aos 100 anos de Havelange

O ex-presidente da FIFA Joseph Blatter não vai deslocar-se ao Rio de Janeiro para o aniversário do seu antecessor, o brasileiro João Havelange, que festeja 100 anos a 08 de maio, anunciou o suíço.

© Reuters Photographer / Reuter

"Não estarei no Rio para os 100 anos de João Havelange. Walter Gagg vai representar a FIFA", escreveu Blatter numa mensagem de correio eletrónico enviada à AFP.

Gagg, de 73 anos, antigo jogador suíço e atual diretor da FIFA, entrou na Federação Internacional de Futebol em 1982 e trabalhou durante bastante tempo com Havelange, que presidiu ao organismo entre 1974 e 1998, ano em que Blatter lhe sucedeu.

"Serei o único representante da FIFA", afirmou Gagg, acrescentando que terá "a missão do presidente Gianni Infantino de estar nas festividades do antigo presidente João Havelange".

"O presidente Infantino e os outros membros estarão na mesma altura no México para o congresso da FIFA", sublinhou Gagg, também num e-mail enviado à AFP.

O 66.º congresso da FIFA, antecedido de uma reunião do Comité Executivo, realiza-se a 12 e 13 de maio.

Antigo nadador olímpico, João Havelange foi envolvido no escândalo ligado à falência da sociedade de marketing ISL, que habitualmente negociava os direitos de televisão das competições da FIFA. A investigação mostrou que Havelange recebeu milhões de dólares em comissões, tal como o seu genro, Ricardo Teixeira, antigo presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Teixeira é atualmente perseguido pela justiça americana, no âmbito do escândalo de corrupção que visa antigos responsáveis do futebol internacional.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".