sicnot

Perfil

Desporto

Refugiado sírio transportou chama olímpica em Atenas

Ibrahim al-Hussein, um refugiado sírio de 27 anos que perdeu parte de uma perna na guerra, transportou hoje a chama dos Jogos Olímpicos Rio2016, durante a passagem do fogo por um campo de migrantes de Atenas.

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Envergando a camisola oficial branca com manchas amarelas Rio2016, Ibrahim al-Hussein acendeu a sua tocha na do presidente do Comité Olímpico da Grécia, Spyros Kapralos, durante a passagem pelo campo de refugiados de Eleonas, que acolhe 1.620 pessoas.

"É uma honra para mim, é formidável não só para mim, mas para todos os refugiados", afirmou.

A passagem da chama olímpica pelo campo de refugiados foi uma promessa feita em finais de janeiro pelo presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, que também anunciou a participação de uma delegação de atletas refugiados nos Jogos do Rio de Janeiro (05 a 21 de agosto).

Ibrahim al-Hussein, atualmente instalado na Grécia, mostrou ser o candidato ideal para fazer o percurso de 200 metros. "Os organizadores desejavam um refugiado que tivesse obtido asilo e que fosse um grande desportista", explicou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Eletricista na Síria, Ibrahim al-Hussein, originário da zona problemática de Deir Ezzor, perdeu o pé direito num bombardeamento, antes de rumar à Grécia deixando para três 13 irmãos e irmãs.

Nadador de competição na Síria e judoca, Ibrahim faz tempos bastante competitivos na natação e pratica basquetebol em cadeira de rodas quase todos os dias, ao mesmo tempo que serve num restaurante.

A antiga atleta portuguesa Rosa Mota, medalha de ouro da maratona em Seul1988, foi uma das pessoas que transportou hoje a chama olímpica durante parte do percurso entre Maratona e Atenas. A tocha foi acesa na quinta-feira, na antiga cidade de Olímpia, e chegou hoje à capital grega, onde Rosa Mota venceu a sua primeira maratona, precisamente, na prova que marcava a sua estreia na distância, nos Europeus de 1982.

"Este local é especial, teve um grande impacto na minha vida e fez de mim a pessoa que sou hoje. Regressar aqui para transportar a tocha olímpica fez-me reviver muitas memórias felizes", disse Rosa Mota, em comunicado divulgado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), da qual é vice-presidente.

Da Grécia, a tocha segue para a sede do Comité Olímpico Internacional (COI), em Lausana (Suíça), estando marcada para 03 de maio a chegada ao Brasil, onde percorrerá 328 cidades de todos os estados até chegar ao Rio de Janeiro.

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.