sicnot

Perfil

Desporto

Três responsáveis do Dínamo Zagreb acusados de delitos fiscais

O Ministério Público croata acusou hoje de delitos fiscais três responsáveis do Dinamo Zagreb, entre os quais Zoran Mamic, o atual treinador da equipa, na qual alinham três futebolistas portugueses.

Zoran Mamic, o atual treinador da equipa, está entre os três acusados pelo Ministério Público croata por delitos fiscais

Zoran Mamic, o atual treinador da equipa, está entre os três acusados pelo Ministério Público croata por delitos fiscais

© Antonio Bronic / Reuters

Além de Zoran Mamic, foram acusados Zdravko Mamic, seu irmão e antigo presidente do clube, Damir Vrbanovic, antigo diretor da formação de Zagreb e atual diretor executivo da Federação Croata de Futebol, e um funcionário das finanças.

Segundo a acusação, hoje divulgada, os quatro homens lesaram o clube em 15 milhões de euros, cometeram uma evasão fiscal no valor de 1,6 milhões.

Zdravko Mamic demitiu-se em fevereiro da presidência do Dinamo Zagreb e encontra-se em liberdade condicional depois de ter pagado duas fianças milionárias, relativas a investigações anteriores.

O ministério público acusa Zdravko Mamic de se ter apropriado ilegalmente de sete milhões de euros do clube, enquanto o seu irmão é suspeito de ter desviado uma verba de cinco milhões.

Os acusados são responsabilizados, entre outras, de transferências ilegais de dinheiro para paraísos fiscais, relacionadas com as vendas dos futebolistas Luka Modric, para o Tottenham, em 2008, e de Mateo Kovacic, para o Inter Milão em 2013.

No Dínamo Zagreb, que lidera a liga croata de futebol, alinham três jogadores portugueses: o guarda-redes Eduardo, o defesa Gonçalo e o médio Paulo Machado.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.