sicnot

Perfil

Desporto

Três responsáveis do Dínamo Zagreb acusados de delitos fiscais

O Ministério Público croata acusou hoje de delitos fiscais três responsáveis do Dinamo Zagreb, entre os quais Zoran Mamic, o atual treinador da equipa, na qual alinham três futebolistas portugueses.

Zoran Mamic, o atual treinador da equipa, está entre os três acusados pelo Ministério Público croata por delitos fiscais

Zoran Mamic, o atual treinador da equipa, está entre os três acusados pelo Ministério Público croata por delitos fiscais

© Antonio Bronic / Reuters

Além de Zoran Mamic, foram acusados Zdravko Mamic, seu irmão e antigo presidente do clube, Damir Vrbanovic, antigo diretor da formação de Zagreb e atual diretor executivo da Federação Croata de Futebol, e um funcionário das finanças.

Segundo a acusação, hoje divulgada, os quatro homens lesaram o clube em 15 milhões de euros, cometeram uma evasão fiscal no valor de 1,6 milhões.

Zdravko Mamic demitiu-se em fevereiro da presidência do Dinamo Zagreb e encontra-se em liberdade condicional depois de ter pagado duas fianças milionárias, relativas a investigações anteriores.

O ministério público acusa Zdravko Mamic de se ter apropriado ilegalmente de sete milhões de euros do clube, enquanto o seu irmão é suspeito de ter desviado uma verba de cinco milhões.

Os acusados são responsabilizados, entre outras, de transferências ilegais de dinheiro para paraísos fiscais, relacionadas com as vendas dos futebolistas Luka Modric, para o Tottenham, em 2008, e de Mateo Kovacic, para o Inter Milão em 2013.

No Dínamo Zagreb, que lidera a liga croata de futebol, alinham três jogadores portugueses: o guarda-redes Eduardo, o defesa Gonçalo e o médio Paulo Machado.

Lusa

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e onde o levantamento de prejuízos materiais ainda não está concluído.

  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.