sicnot

Perfil

Desporto

Jéssica Augusto acredita merecer lugar na maratona do Rio2016

A atleta Jéssica Augusto disse hoje que merecia participar na maratona dos Jogos Olímpicos Rio2016, mas que aceitará qualquer decisão da Federação Portuguesa de Atletismo.

© Phil Noble / Reuters

No domingo, na maratona de Londres, Jéssica Augusto conseguiu mínimos para o Rio2016, com 2:28.53 horas, mas tem apenas o quarto tempo entre as cinco portuguesas com marca olímpica, atrás de Sara Moreira (2:24.49), Dulce Félix (2:25.15) e Filomena Costa (2:28.00) e à frente de Vanessa Fernandes (2:31.25), havendo vaga para apenas três.

"Ainda tenho esperança de estar nos Jogos Olímpicos, não me cabe a mim decidir. Se fosse eu a decidir já tinha tomado a decisão. Penso que mereço, tanto eu como a Filomena, o lugar. Cabe à federação decidir", afirmou.

Recordando a maratona de Londres, Jéssica Augusto revelou que "naquele dia tudo correu mal", mas a partir dos 15 quilómetros começou a sentir-se "indisposta, a nível intestinal".

"Parei aos 18 quilómetros, depois fiz o mais difícil, que foi voltar à competição, voltar a encontrar o ritmo. Já passei na meia maratona muito atrasada, não conseguiu fazer os abastecimentos e numa maratona a hidratação é muito importante. Tinha frio... Limitei-me a terminar, que achei que era o mais importante (...). Fiquei feliz por conseguir os mínimos 10 meses depois de ser mãe, o que não é para todos", referiu.

Sétima na maratona em Londres2012, Jéssica Augusto relembra que tinha planeado preparar-se para o Rio de Janeiro, "independentemente da opção de ser mãe ou não", pois tinha na sua "ambição de carreira ser olímpica mais uma vez pelo menos e na maratona com ambições mais altas".

"Sem prometer medalhas, mas o objetivo sempre foi voltar a pisar um palco olímpico e lutar por uma melhor classificação", afirmou.

Jéssica Augusto considera que é "desagradável" estar nesta situação de não saber se vai participar nos Jogos e lembrou que tem melhor marca pessoal do que Filomena Costa, reconhecendo que o sétimo lugar há quatro anos não deve pesar.

"Já passaram quatro anos. Não sei o que vai pesar, não sei a posição que vão tomar. Eu estou cá para servir Portugal e irei respeitar a decisão da Federação", assegurou.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..