sicnot

Perfil

Desporto

Infantino pede à UEFA para canalizar subsídio da FIFA aos países mais pobres

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, pediu hoje à UEFA que canalize para os países mais carenciados os cinco milhões de dólares (cerca de 4,3 milhões de euros) anuais que recebe do organismo mundial.

Schalk van Zuydam

No Congresso da UEFA, que começou hoje em Budapeste, Infantino, antigo secretário-geral do organismo europeu, lembrou que a Liga dos Campeões e o Europeu, cuja edição deste ano decorrerá em França, permitem ao organismo abdicar da verba anual.

"Se não precisam dessa verba, ofereçam-na a outras federações, a outro países mais pobres. Com pouco, podemos alcançar muito", desafiou Infantino.

O dirigente lembrou que a UEFA tem encaixes superiores com a 'Champions' e o Europeu que a FIFA com o Mundial, que permite ao seu organismo rendimentos na ordem dos cinco mil milhões de dólares (cerca de 4,3 mil milhões de euros).

Eleito em fevereiro, Infantino, que sucedeu a Joseph Blatter, lembrou que o seu executivo tem dado prioridade à "solidariedade, inclusão e diversidade".

Lusa

  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.